quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cromos 25 : Bandeiras do Universo



Será este o último poste desta rubrica sobre cromos. A menos que, de algum canto obscuro e improvável, venha a surgir mais alguma caderneta de colecção esquecida -  o que, de momento, julgo praticamente impossível de acontecer.
A simbologia nacional, ou até regional, tem uma atracção muito própria, na infância e adolescência. Já George Steiner, em Errata: revisões de uma vida, fala disso, a propósito de um tio (Rudi) que lhe trouxe de Salzeburgo, como presente, quando ele era pequeno, um livrinho colorido com os brasões da cidade "e feudos circundantes". E que lhe provocou um fascínio muito especial.
Esta colecção de cromos era uma das minhas preferidas. Tenho-a completa, nos seus 128 cromos sugestivos. É dos finais dos anos 50, editada pela Agência Portuguesa de Revistas. A caderneta custava Esc. 4$00 e os últimos 30 números em falta podiam pedir-se para a APR, mediante o pagamento de Esc. 5$00.

2 comentários:

  1. E acaba em beleza. Também me lembro muito bem desta coleção de cromos.

    Mas o Arpose continua na mesma: depois de se comentar tem de se voltar a abrir o blogue; e não se conseguem ler comentários. Isto está difícil. :)

    ResponderEliminar
  2. Guardei, propositadamente, esta colecção para final. Mas poderia ter optado pela da História de Portugal ou das Raças Humanas, todas elas de memória estimativa, MR.
    Um amigo que instalou o "browser" Google Chrome, em vez do "Internet Explorer" obteve uma melhoria considerável, nas visitas ao Arpose, mas não sei se a mezinha servirá, sempre. Obrigado pela sua paciência amiga...

    ResponderEliminar