segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

As estratégias orientais


Agora que a China é o principal accionista de referência da EDP (com mais de 20%), não será dispiciendo conhecer algumas regras de conduta e estratégia sobre os métodos do chamado Império do Meio.
O jornal "Público" de ontem, domingo, dá conta de algumas indicações ainda em vigor, que Deng Xiaoping (1904-1997), na sua minúcia fria de nativo do signo da Virgem, prescreveu aos diplomatas chineses quando resolveu abrir a China ao capitalismo, na perspectiva de "um país, dois sistemas". Vou limar um pouco o texto do jornal cuja tradução me parece bastante macarrónica, por isso aqui vai sem as aspas canónicas:
Dizia Deng - observem com serenidade e protejam a vossa posição; tratem dos assuntos com ponderação, dissimulem as vossas capacidades e não se precipitem. Sejam cuidadosos na manutenção de um "low profile" e dissimulem a ambição; não reclamem nunca a liderança e não ponham as garras de fora (fim de citação).
Não posso deixar de me lembrar, na reportagem da assinatura do acordo, feita pela RTP1, daquele abraço apertado e longo, do Mexia, a um chinês, que parecia incomodado com aquele contacto carnal...Nem posso esquecer a gula com que Catroga tirou o primeiro croquete da bandeja do empregado...

Nota: em tempo, não entrem no logro do desconto de 10% EDP/ Continente, porque essa estratégia é para ludibriar os incautos. Cuidado!

2 comentários:

  1. Em relação a essa publicidade do Continente: «Quando a esmola é grande, o pobre desconfia.» :)

    ResponderEliminar
  2. Só que há muitos cegos que se deslumbram com estas "caridades"...

    ResponderEliminar