domingo, 15 de janeiro de 2012

Castelos


Sempre gostei de castelos, até porque vivi, alguns anos, não muito longe de um. E, nos primeiros tempos da minha vida, bastava abrir as janelas do meu quarto, para ver as muralhas circundantes. Nos anos 70 do século passado vim a conhecer pela primeira vez e visitar outro castelo, mais discreto, menos divulgado que, na sua reconstrução actual, quase parece uma residência muralhada. Finalmente, no final do século XX, vim a encontrar um outro castelo, imponente na sua rudeza, impressivo pelo local onde foi construído, e o mais robusto dos que conhecia.
São estes os meus castelos favoritos, e pela ordem cronológica: de Guimarães, Feira e Evoramonte. Na imagem deste poste, o Castelo (de Santa Maria) da Feira, pertença inicial da família Marnel que teve uma importância fundamental no desenlace da batalha de S. Mamede, por terem apoiado o nosso futuro primeiro rei, D. Afonso Henriques.

2 comentários:

  1. Partilho o gosto por castelos. Visito todos o que posso. No entanto tenho falhas - o de Monsanto, que me parece sempre demasiado alto; o de Leiria, que por qualquer malapata ainda não consegui passar da porta... Dos que menciona só conheço o de Guimarães - lindo! Gosto tamém muito do de Óbidos, de Monsaraz e de Silves. Gostava agora de conhecer o de Porto de Mós. Quem sabe, num Domingo de sol?

    ResponderEliminar
  2. Dos que não conhece, Margarida, também não conheço o de Monsanto, nem o de Porto de Mós. Mas recomendo-lhe vivamente o de Evoramonte, que é muito impressivo e alto, e donde se vê uma paisagem deslumbrante.

    ResponderEliminar