Como suporte logístico e documental à Campanha Nacional de Educação de Adultos, esta colecção surgiu em meados dos anos 50 do século passado, e custava Esc. 5$00 cada volume. Hoje, estes voluminhos de agradável aspecto gráfico, em segunda mão, custam entre 2,50 e 5,00 euros, e não param muito, nos alfarrabistas - vendem-se bem. Mas aquando do seu aparecimento, por muito ligados ao Estado Novo (todos os livros tinham, nas páginas iniciais, uma citação ou frase de Salazar), eram olhados com alguma desconfiança pelas elites intelectuais portuguesas.
Os volumes, divididos em várias séries específicas (História, Saúde, Agricultura, Aperfeiçoamento profissional...) abordam uma grande diversidade de temas de educação e cultura. De Maria de Lourdes Belchior a Henrique Barrilaro Ruas, de José Régio a Urbano Tavares Rodrigues, os organizadores ou autores de cada livro, eram também muito variados, bem como os ilustradores e até as próprias casas impressoras. Não sendo muito eruditos na abordagem dos assuntos, nem muito profundos, são, apesar de tudo, interessantes de ler e informativos.
Às vezes, uqando faço umas pesquisas, vêm-me parar uns livros desta coleção às mãos. Para o fim em vista não eram mal feitos.
ResponderEliminarEstou inteiramente de acordo, MR.
ResponderEliminar