quarta-feira, 28 de abril de 2010

Standard & Poor's : o abutre de serviço



As agências de "rating" são uma espécie de astrólogos. Mas mais arrogantes: reinvindicam certezas. A Standard & Poor's - que eu traduziria em vernáculo português rústico por "Chapa zero & do Pobre"- foi criada em 1860, nos Estados Unidos (U.S.A.). Reinava o expansionista Presidente James Buchanan. Os seus fundadores são os Srs. Henry Varnum Poor e Luther Blake. São, por isso, uma espécie de tetravôs do ilustre Bernard Lawrence Madoff, em linha recta. Foi a Standard & Poor's, entre outras clarividentes agências de "rating", que aliciou americanos e reformados a comprarem acções descredibilizadas, produtos tóxicos, obrigações cujo retorno era altamente discutível. Agências, essas, que nada anteciparam, nem previram da crise que se abateu sobre o mundo ocidental. E, hoje, este abutre condena a Grécia, condena Portugal, condena a Espanha. Perante o "curriculum vitae" da Standard & Poor's, se eu tivesse algum dinheiro disponível para aplicar, preferia confiar no Professor Karamba que até tem anúncios em jornais portugueses de referência...Porque quando a "Chapa zero & do Pobre" condena Portugal, eu lembro-me sempre de uma imagem em que uma rameira velha faz um discurso ético a defender a castidade. (Que sistema, este!...)

P. S.: para Mountain View (Califórnia), com ternura.

5 comentários:

  1. Grande posta. O incrivel é os jornais e TVs portugueses darem sempre ouvidos a estas tretas, não as questionarem/discutirem, e tratarem estas abstracções/manipulações como verdades.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. E o pior é que querem é acabar com o nosso querido Euro.

    ResponderEliminar
  3. ms, tem toda a razão. É o jornalismo que temos.
    Jad, os americanos estão desejosos de acabar com o Euro. E os ingleses... (E eu gosto dos ingleses.)

    ResponderEliminar
  4. «Que sistema este!...» , diz bem.
    Cada vez mais 'o que parece é', os jornais, quanto mais inventam, mais vendem, e no meio de tudo isto vamos todos perdendo a noção da realidade...

    PS: É o «grande irmão» em acção. Também tenho disso no meu...

    ResponderEliminar