sexta-feira, 2 de abril de 2010

Resposta a um desafio do Prosimetron





Esta história do soldadinho perneta, que Andresen pôs em letra de forma, de um conto de tradição popular, foi o 2º livro que li, por mim mesmo. E que me despertava ternos sentimentos infantis. Ao contrário de "A Princesa dos sete pares de sapatos" que me acordava para vagos terrores, antes de adormecer. É, pelo menos essa, a memória que tenho hoje dessas leituras. Este último conto pertencia a uma colectânea (Colecção da Criança) de novelas, volume II, cujos fascículos eram publicados semanalmente. O conto "A Princesa...", dizia-se no início, era: "adaptado da novela mágica que se contava na freguesia de Pousa (Barcelos) em 1870". E foi passado a escrito por Abílio de Pombeiro (pseudónimo?). O livro, já encadernado e em 2ª mão, foi comprado no Porto, no princípio dos anos 50 do século passado. Mas a impressão, publicação e venda inicial data, creio eu, ainda dos anos 30 (Editor António Teixeira de Sousa Braga), por causa dos anúncios publicitários, muito toscos e primitivos, que intercalam as novelas. Os desenhos, preciosos, na capa que se mostra e entremeando os textos das histórias, são de Augusto Gomes (1910-1976) - pintor portuense cuja obra muito aprecio, ainda hoje.


P. S. : para MR que lançou o desafio, pelo Dia Internacional do Livro Infantil.

4 comentários:

  1. Giríssimo!
    Também li esta História dum soldadinho de chumbo, da col. Histórias Tradicionais. Quanto ao outro livro acho que nunca o li. Conheço a colecção, mas não da minha infância.
    E adorei os marcadores, verdadeiras relíquias.

    ResponderEliminar
  2. Vi agora que a colecção a que pertence o livro de cima intitula-se Biblioteca Infantil, e não Histórias Tradicionais.

    ResponderEliminar
  3. Também conheço o primeiro e o segundo não.

    ResponderEliminar
  4. O Soldadinho de Chumbo li noutra edição. "A Princesa dos sete pares de sapatos" não conheço.
    Lembro-me no entanto, de uma história de princesas que gostei muito.Era "A Princesa Pele de Burro". Do que me lembro da história ela tinha que passar três provas para encontrar a felicidade. narrativa habitual em contos infantis.
    Com este post e o de MR acho que vou a casa dos meus pais recolher os meus livros favoritos porque já tenho pouco espaço.
    O seu post é giríssimo.

    ResponderEliminar