sábado, 3 de abril de 2010

Contra a corrente : Papas e Papados



Sendo agnóstico, mas tendo sido católico praticante quase até ao fim da minha adolescência, o "meu" Papa de referência é João XXIII. E nasci ainda e durante o Papado de Pio XII. Sempre achei Paulo VI excessivamente "florentino" e diplomata, para o meu gosto. João Paulo I foi apenas a promessa de um sorriso, de tão breve. João Paulo II incomodou-me, sobretudo, pela exposição da sua agonia, em público, e o seu "ronco", quase final, pela Praça de S. Pedro, quando já não conseguia falar - e o quis fazer. Era preferível, sem dúvida e no meu entender, um apagamento discreto e gradual, humildemente cristão. Evitando aquela exposição que sempre me fez lembrar os pedintes, na rua, a mostrar as suas chagas. Havia algo de exibicionista, em tudo aquilo. E o "voyeurismo" da nossa sociedade do espectáculo é o que se sabe.

Ontem li, no "Público", um artigo de opinião do ex-director do jornal, José Manuel Fernandes, intitulado "É arriscado escrever sobre estas coisas. Não estão na moda", sobre o actual Papa. Tirando um ou outro pormenor, estou de acordo no essencial. Daí, sendo eu agnóstico, avaliar o ainda curto Papado de Bento XVI, de forma positiva. É um Papa do espírito, ao contrário de João Paulo II que foi um papa do corpo e da carne. E este período pascal é uma boa altura para que um Papa que pensa e pensa, muitas vezes, connosco, seja bem acolhido ou, pelo menos, escutado. Quanto ao resto já sabemos, a Igreja é sempre lenta e morosa quanto a mudanças. Há que ter paciência e caridade...

8 comentários:

  1. Concordo com o que diz no primeiro parágrafo. Se tivesse sido outro Chefe de Estado (o Papa também é Chefe de Estado do Vaticano) a comportar-se daquela maneira (a morrer em público, como diz e bem) o que teriam dito aí pelos jornais e a nossa sociedade? Teria sido inclemente!...
    Quanto à segunda parte: claro que acho que Bento XVI "pensa", mas APS, acha que ele "pensa, muitas vezes, connosco"?

    ResponderEliminar
  2. Para Miss Tolstoi:
    este meu "pensar connosco" é não fugir aos temas que nos preocupam, estar no presente e na Terra -
    não significa que pense como nós. São apenas vias paralelas que poucas vezes se tocam ou encontram.
    Uma boa Páscoa para si, Miss Tolstoi.
    Cordialmente,
    A.S.

    ResponderEliminar
  3. Gostei do seu artigo de opinião e gosto do quadro de Francis Bacon.

    Este Papa é alemão, por isso é muito contido. Gosto da postura dele, não é popular como o anterior mas dá-me ideia que é mais culto. Desde que estive em Berlim tenho um grande respeito pelo povo alemão, reergueram-se de duas guerras, têm Goethe,Rilke e muitos filósofos que admiro. A Igreja sempre foi lenta nas mudanças e sempre teve que gerir conflitos.
    As notícias são a meu ver políticas e numa altura destas da Paixão, parecem-me absurdas.
    Claro, que o problema é grave e horrendo e a Igreja tem que actuar... mas devemos dar tempo.
    Sou católica não praticante e com muitas dúvidas mas admiro a beleza dos que crêem sem dúvidas. Os que a abraçam intelectualmente são para mim uns filósofos...
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  4. Percebi o que queria dizer depois de ter respondido a Miss Tolstoi.
    Vou tentar ler o artigo que refere de um homem a que sou alérgica.

    ResponderEliminar
  5. Comentando um comentário:até a igreja está actualizada. O comentário é o que diz "As notícias são a meu ver políticas e numa altura destas da Paixão, parecem-me absurdas."

    ResponderEliminar
  6. Caro Quadrado,
    Não percebi o seu comentário. Julgo que atacar o povo católico, é neste momento triste.
    Como disse não sou praticante. D. José Policarpo é um homem inteligente, cultíssimo, julgo que era um dos que fazia parte nas listas para possível Papa,...,sempre actual, pelo que lhe dirijo os parabéns.
    Nunca poderia ter dado uma resposta como aquela porque estou longe da prática. Possivelmente se estivesse dentro do espírito teria uma resposta no género. Espero ter conseguido fazer-me entender. :)

    APS, desculpe este assalto a sua casa. Este seu artigo é interessante.
    Boa Páscoa para todos.

    ResponderEliminar
  7. Para Ana:
    a casa é (virtualmente)grande : esteja à vontade.
    Já sabe que é bem-vinda!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada!
    Emendo o meu segundo comentário retirando a virgula: Julgo que atacar o povo católico é...

    ResponderEliminar