terça-feira, 19 de março de 2019

Um ex-libris


Não sou muito dado a marcar a posse dos livros que compro. Na juventude, sim, apunha-lhes o nome e o ano de aquisisição. Mas esses sinais sempre têm virtualidades: marcam uma história e um percurso.
O ex-libris em presença vinha aposto à obra Nationality in History and Politics (Londres, 1944), do sociólogo e historiador austríaco Frederick Hertz (1878-1964), livro que comprei, usado, em 2018.
O anterior possuidor da obra terá sido, muito provavelmente e por isso, o olisipógrafo autor de Lisboa Seiscentista - Fernando Castelo Branco (1926).

6 comentários:

  1. Não conhecia este ex-libris com um verso de Ronsard.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a dica, até porque não tinha identificado o verso..:-)
      Bom resto de semana.

      Eliminar
  2. Gosto de muito de Ex-Libris, e esse é muito interessante. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aprecio e, quando são belos e de bom gosto, enobrecem os livros.
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. Tenho uns (poucos) livros comprados em segunda mão, com Ex-Libris. Eu gostava de ter um meu, para os meus livros. Acho giro.

    :))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um pequeno e despretencioso sinal, que faz as vezes de ex-libris, mas só o uso em livros muito especiais..:-)
      Há, pelo Arpose, algumas imagens dele.

      Eliminar