quinta-feira, 14 de março de 2019

Algaravias (4)


Do Algarve, recordo com particular apreço Lagos, a Praia da Falésia e Vila Real de Santo António. Os areais circunvizinhos de Monte Gordo e os camaleões da sua mata, que eu julguei não haver em Portugal, até ver alguns rapazes a vendê-los pelas ruas, encavalitados nos seus ombros.
Destes regionalismos algarvios seguintes, começados por d e e, é que eu não conhecia nenhum...

1. Dar as inaiças - diz-se quando uma criança tem uma birra e bate com os pés no chão.
2. Desentòvada - mulher que não se arranja, desmazelada.
3. Despacha-recados - pessoa que ouve aqui e conta além; alcoviteira.
4. Divertir águas - urinar.
5. Dornilha - tigela de madeira em que se faz o gaspacho.
6. Embeque - empecilho, estorvo, obstáculo.
7. Empelochar - inchar; criar pressão.
8. Engrúmio - raquítico; enfezado.
9. Esgravulha - pessoa irrequieta, desassossegada.
10. Estronfar - ensarilhar; confundir; dizer uma coisa pela outra.

9 comentários:

  1. As Cabanas de Tavira, que tanto gosto tive em conhecer, graças à casa de uma amiga e a sua calma aparente, ao contrário de Albufeira e o seu bulício constante... mas que não me deram a conhecer nenhuma destas expressões.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tenho ouvido elogios a Tavira. Eu, infelizmente, tenho uma má recordação (dos anos 80): o pivete que vinha da Ria Formosa e dos esgotos... Admito que tenha sido um azar pontual.
      Bom dia.

      Eliminar
    2. Só pode ter sido pontual, acho eu, mas só comecei a ir para Cabanas e a visitar Tavira já nos anos 90 (viagens na carreira que eram aventurosas e nos permitiam repor víveres e visitar igrejas)!
      Boa tarde

      Eliminar
    3. Admito que sim, foi azar meu.
      Bom fim de tarde.

      Eliminar
  2. Gosto especialmente de «Despacha-recados», a que hoje muitas vezes dizemos lá vem o «correio azul»; e de «Divertir águas». Esta é divertidíssima. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Estive em Tavira há dois anos e gostei da cidade. Fui na Primavera e estava muito calma. Agora, segundo me disseram está cheia de franceses,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre uns brinquinhos brejeiros nestas monografias..:-)
      Boa tarde.

      Eliminar