Pão de Rala, Encharcada, Sericaia, Rançoso de Mourão. Estes nomes enchem-me de doçura a memória gustativa, não preciso de ir ao estrangeiro para me babar de sobremesas finas. E são todas originais do Alentejo, terra que sempre pensámos pobre e amarga.
Doçaria conventual, convenhamos, que não era do povo, que labutava de sol a sol. Esse fazia uso inteligente até das ervinhas que cresciam nos campos, como as beldroegas, para a sua essencial e parca alimentação de todos os dias difíceis.
Perguntarão porque falo, hoje e aqui, destas sobremesas tão finas.
É simples a resposta: porque, na passada Quinta-feira (21/3/2019), provei, num modesto e improvável restaurante de Évora, a melhor Encharcada de toda a minha vida.
Só de olhar já se quer provar. Que boa experiência deve ter sido!
ResponderEliminarBom fim de semana
Pois foi. E foi uma sorte imprevista..:-)
EliminarRetribuo, cordialmente.
Apesar de ter tido uma avó alentejana, nunca gostei dos doces do Alentejo (mas do resto da comida gosto muito). A encharcada é para mim a excepção, e essa deve ter sido uma maravilha, pelas suas palavras. Bom dia!
ResponderEliminarAcrescento que a culpa dos doces não era da minha avó, que era excelente cozinheira; nem do Alentejo, terra de que gosto muito. Sou mesmo eu que sou muito picuinhas com os doces de que gosto... Bom Domingo!
ResponderEliminarA Margarida não é caso único, o meu amigo P. Chorão e a HMJ sofrem do mesmo mal..:-)
EliminarMas desta vez, a HMJ provou 2 colherinhas e também achou óptima a Encharcada.
Retribuo, amistosamente, os votos de um bom Domingo.
Eu gosto de todos esses doces que menciona só que são excessivamente doces. Faço frequentemente sericaia, mas sem ameixa, para não ficar tão doce. Embora eu goste das ameixas de Elvas...
ResponderEliminarBom domingo!
Uma vez, não são vezes..:-)
EliminarHMJ usa ameixas Rainhas Cláudias ( ou "Carangueijas", no Norte), em calda, para compor as Sericaias. E combinam muito bem.
Uma tarde soalheira!
A minha doçaria preferida! Não perco, sempre que tenho oportunidade de a provar.
ResponderEliminarÉ de bom gosto..:-)
EliminarBoa tarde.
Sou gulosa, mas não gosto de doces muito doces.
ResponderEliminarSericaia, já provei, mas não aprecio por aí além. Os outros de que fala não conheço.
Boa noite. Desejo-lhe uma boa semana:))
Aconselho a que prove toucinho do céu, mais fácil de encontrar a Norte, e pão de rala, que talvez só no Sul encontre. Ambos têm amêndoa, e quase sempre com fios de chila. O pão de rala é mais doce...
EliminarRetribuo, cordialmente.