segunda-feira, 4 de março de 2019

Pela manhã


Começo bem a manhã - três poemas se me impõem à leitura. Gosto muito de dois, o terceiro não me toca, nem ao de leve. Também neste último a ilustração não ajuda...
E se dois poetas são do norte, o terceiro é de outro continente. Minimalista, de nome. É tudo uma questão de voz, ou de tema que me permite separar as águas, aderir ou não.
A contenção é, muitas vezes, uma questão de sabedoria, a que não falte ritmo ou essa música discreta que as palavras trazem consigo. E que só alguns pressentem.
E o António, meu amigo, bem mo disse, ontem, que ele tem música e ritmo no sangue (eu não tenho), a propósito de Echevarría. Mas pelo Eugénio, respondo eu.

6 comentários:

  1. Quem teria escrito o que encontrei num pequeno papel, algures
    nas minhas desarrumações?
    Na penumbra cabe /melhor a memória
    Na penumbra soa/melhor a ternura
    Na penumbra pulsa/melhor o silêncio
    Será poesia? Mas a sua referência ao ritmo das palavras, parece-me
    neste caso ter algo a ver com poesia.
    Foi a minha pequena divagação, neste caso, pela tarde!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ser rústico e directo:
      há por aqui algum "miolo poético", na ideia, apesar da repetição excessiva de "penumbra" e "melhor"; havia que dar "côdea" aos versos, ou seja, dar-lhe um princípio e um remate, condizentes com a ideia. E resolver o problema da repetição das palavras.
      Esta é apenas a minha opinião...
      Um bom feriado.

      Eliminar
  2. Estou de acordo com a sua opinião. Podemos sempre
    aprender com a troca de ideias e a sinceridade,
    é sempre louvável. Desejo-lhe um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com as pessoas que estimo, eu nunca falto à verdade..:-)
      Um bom Feriado.

      Eliminar