quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Filatelia CXXV


É sabido, pelo menos de alguns, que na Inglaterra se podem encontrar, em grande quantidade, muitos selos do período clássico e cartas circuladas de Portugal. A explicação é simples: o comércio entre os dois países sempre foi intenso, sobretudo no domínio do Vinho do Porto. E muitos desses arquivos de casas comerciais sendo vendidos, incluem uma parte significativa de peças filatélicas do nosso país. Na Grã-Bretanha comprei e/ou de lá me vieram alguns dos selos mais interessantes da minha colecção de Portugal e ex-Colónias.

Nos anos 70, 80 e 90 do século passado, eu costumava receber alguns catálogos de leilões de casas filatélicas inglesas que, normalmente, tinham alguns lotes portugueses. Por aí licitava, uma vez ou outra, e com frequência era bafejado na arrematação, com sucesso. A partir do século XXI, grande parte dos catálogos, com a difusão da Internet, passaram a estar apenas online, e eu desinteressei-me.
Inesperadamente, há dias, recebi um luxuoso catálogo da Mayfair, de um leilão que se vai realizar a 14 de Outubro de 2018, com um acervo rico e de grande qualidade.
Embora não tenha nenhum lote exclusivo de selos portugueses, o catálogo anuncia a venda de um selo muito raro inglês. É o famoso 2 e 1/2 p., do Silver Jubilee (1935) de Jorge V, na variedade de cor prussian blue. Com valor de catálogo (Stanley Gibbons, nº 456a) de 13.750 libras esterlinas, o lote 811 tem uma estimativa (inicial) de venda entre 6.000 e 7.000. Um acontecimento, para quem coleccione selos ingleses...

2 comentários:

  1. Voltei atrás no tempo agora... ver o meu pai a consultar os seus estimados catálogos era hábito lá por casa. E ele sabia bem quais os mais valiosos (esse azul diz-me qualquer coisa). A colecção dele era de Lepidopteras e afins. A colecção que ele fazia em nome das filhas (e ai de nós que tivéssemos a veleidade de lhe mexer) era de Desporto ou Jogos Olimpícos, ou não tivesse sido ele homem do desporto, incluindo juiz de atletismo).
    Imagino o burburinho num leilão destes...
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Inglaterra, e ao vivo, só assisti a um leilão de selos. E os "bifes", na sala, até se portaram bem... Só um ligeiro borborinho.
      Nunca cheguei às temáticas. Mas tenho um fascínio grande pelo período clássico: 1840 (na Inglaterra) até 1900. Hoje em dia, há um abuso enorme na proliferação das emissões. Passou a ser um negócio para os Correios, e em todo o lado...
      Retribuo.

      Eliminar