sexta-feira, 28 de setembro de 2018

As palavras de hoje (34)


Apenas um pequeno extracto, mas conviria ler esta crónica de António Guerreiro, na integra, que faz parte da  ípsilon, no jornal Público de hoje. Segue a transcrição:

(...) Quem tomar atenção aos pequenos e grandes sinais, com olhar de analista, descobre facilmente que a escrita jornalística, mesmo nos jornais que gostam de se reclamar como "de referência" (algo hoje tão inexistente como o unicórnio), se inclina cada vez mais - num gesto que se vai naturalizando e tornando-se mimético - perante este ambiente, induzindo uma audiência e afastando progressivamente o público mais exigente. (...)

6 comentários:

  1. Conviria, sim.
    De manhã estava a ler e a pensar que o AG, provavelmente, estava (mais uma vez) a tentar provocar o seu despedimento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há nele - parece-me - um lado suicidário... Mas não deixa de ser corajoso e dizer que "o rei vai nu", que eu respeito e admiro.

      Eliminar
  2. Obrigada pela chamada de atenção. Valeu mesmo a pena!
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de escrever bem, põe quase sempre os pontos nos is.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Ainda bem que temos o António Guerreiro a escrever estas crónicas, que colocam o dedo na ferida do populismo jornalístico, seja na imprensa escrita como na televisão com os seus comentadores de diversa estatura.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, é sempre útil pensar com ele: estes temas pertinentes nem sempre são abordados. E há cada vez menos gente a pensar, escrevendo, na nossa terrinha...
      Bom resto de Domingo.

      Eliminar