terça-feira, 18 de setembro de 2018

Passear as obrigações votivas


Os gatos, embora gostem de conservar as distâncias, não exigem muito dos seus donos. Bastam-se, domésticos, pelo interior das casas, e com alimentação pontual.
Mas também há famílias exigentes que não prescindem do seu passeio exterior, ao fim-de-semana. Motorizado ou pedestre, para apanhar ar.
Os cães, porém, obrigam, necessariamente, os seus donos a 3 ou 4 saídas, todos os dias, ao menos pelas suas necessidades básicas.
Quando vejo estes cães a passear os donos, lembro-me sempre de Dino Risi (1916-2008) e da sua "A Ultrapassagem", quando Gassman e Trintignant entram em Roma de carro, de manhã , e se cruzam com um passeante de cães. E Gassman grita, tonitruante: "Liberta-te, escravo, solta os cães!"*

* Como se segue, no vídeo.

Nota pessoal: as novas manipulações do Youtube obrigaram-me ao desdobramento do poste: em texto e vídeo, seguinte.

6 comentários:

  1. Tenho uma ideia da cena, mas estou a imaginar Gassman a gritar: «Liberta-te, escravo, solta os cães!», o que me parece uma boa exclamação para o que vemos e que parece ser o que certos 'escravos' sentem quando abandonam os cães. :(
    Não percebo nada do que se passa no YouTube. Preciso de umas explicações. :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui, na zona outrabandista, até há uma jovem que passeia 3 cães, várias vezes ao dia; aquilo lá por casa deve ser mais para o canil. E devem entender-se a ladrar...
      Quanto ao marcano Youtube, os jovenzitos que o dominam, morrem se não alteram e modernizam os esquemas. Normalmente, acabam por fazer m....
      Retribuo os votos.

      Eliminar
    2. Para ambos: os meus parcos conhecimentos estão à disposição. Há sempre uma alma perdida que, para mostrar serviço, "agiliza e moderniza" o que até aí funciona bem, dificultando-nos a todos a vida. (Para mim o yutu está na mesma...)

      Eliminar
    3. Obrigado, já consegui criar uma forma alternativa, para postar vídeos.
      Tenho é que primeiro registar o poste em rascunho, obrigatoriamente, e, só depois, o lançar no blogue, clicando em "actualizar".
      Um bom fim de tarde.

      Eliminar
  2. A Ultrapassagem é um dos meus filmes de eleição.
    Dino Risi fez uma comédia que nos últimos minutos vira
    tragédia. Brilhantes interpretações. Mas o principal que
    eu tenho para dizer não é uma coisa limpa. Não consigo aceitar
    a imundice com que me deparo nos passeios e ruas porque os donos
    dos "lulus" julgam poder sujar e não limpar, o que é do domínio público.
    Isto irrita-me porque hoje em dia, só vejo cães e donos em grande quantidade.
    Desabafei, peço desculpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez muito bem, eu sinto o mesmo!
      Na zona outrabandista, ciclicamente, vão-se criando matilhas de cães vadios e selvagens. De momento, vai em 4. E, agora, com a legislação que se criou, proibindo os abates, vai ser um problema dos diabos... Não sei como as Câmaras vão resolver o caso a que, os politicamente correctos, deram origem.

      Eliminar