segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Jorge Dias, sobre os portugueses


... O português é menos exuberante, ruidoso e expansivo que os outros meridionais. Um só espanhol, numa carruagem de comboio, abafa com a sua voz a de todos os portugueses. Além disso o português é inibido por um forte sentimento do ridículo. Como é muito sensível e dotado da faculdade de se aperceber do que vai nos outros, receia ser vítima da ironia e da crítica trocista tão comum em Portugal. ...

Jorge Dias (1907-1973), in Os elementos fundamentais da cultura portuguesa (1955).

4 comentários:

  1. Ao ler estas sábias palavras de um tempo passado, mais de meio-século depois os portugueses são precisamente o oposto, conseguem competir com os outros povos meridionais e não só, para além desses 15 segundos de fama, já que os 15 minutos do Andy Warhol são demais e depois temos a nossa querida televisão, sempre numa perfeita e "cultural" divulgação dos novos costumes portugueses, que enterraram as boas tradições. Este fim-de-semana a RTP (com os dinheiros públicos) esmerou-se na sua missão e já não falo no novo vocabulário que por aí navega e somos forçados a escutar nos transportes públicos, sem distinção de classe.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem inteira razão. Muito embora as castelhanas (é ouvi-las por Lisboa...) consigam tonitruar ainda mais do que as nossas antigas varinas e peixeiras..:-) Do resto, é verdade, perdeu-se o decoro e a noção de ignorância, que são largamente exibidos nas televisões e redes sociais, sem o menor sentido do ridículo.
      Uma boa noite.

      Eliminar
  2. Por acaso, continuo a achar certeira a citação de Jorge Dias. Outra coisa são as 'peixeiradas' a que sempre assisti.
    Quanto à tv é outro fenómeno. E os portugueses estão mais instruídos e menos educados.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meio, estará a virtude...
      Em 1955, era realmente assim; hoje, a incultura e boçalidade andam à solta em muitas cabecitas parvas portuguesas.
      Boa semana.

      Eliminar