sábado, 1 de setembro de 2018

Doçuras e tradição


Era por este mês, embora com Setembro mais avançado, que se dispunham, em boa ordem na Garagem, os apetrechos competentes: as facas bem afiadas, as grandes colheres de pau, o açúcar suficiente, as tijelas de barro popular, os enormes tachos, dourados por dentro, de cobre, usados anualmente. E os marmelos.
E começava a função, ia a manhã já alta. Das compotas caseiras, lá em casa, a marmelada encerrava a tradição, com chave de ouro. Descascar, descascar, pondo de lado o interior dos caroços e pevides, que iriam dar, ainda, alguns rosados frascos de geleia, mais tarde.
As tijelinhas de barro rústico iam, depois de cheias, a secar no lambril da janela que dava para a Penha, a Oriente. Para gáudio de abelhas e vespas que, vindas sabia eu lá de onde, voltejavam inquietas sobre esta doçura, ao Sol de Setembro. Ao fim da tarde, era tempo de se pincelar a marmelada, à superfície, com aguardente minhota e colar-lhe pequenas circunferências de papel vegetal, recortado previamente, para melhor conservar a marmelada e guardá-la, depois, nos armários da sala de jantar. A mim, competia-me rapar os tachos, e provar aquela doçura...
Não era tradição recente. Até já no século XVI, Vasco da Gama levava para a Índia, além do duro biscoito e do peixe seco, para a longa viagem marítima, algumas tijelas de marmelada, mimo das mulheres portuguesas, que a sabiam fazer. Doçura que decerto compensava algumas agruras da jornada.

4 comentários:

  1. Oh! Dá-me vontade de ir já comprar uma dúzia deles para fazer uma tigela!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano ainda não vi marmelos, embora ainda hoje tivessemos ido ao Mercado. Talvez do Sol escasso, na Primavera...
      Felizmente, ainda temos duas tijelas, do ano passado.
      Retribuo, com estima, os seus votos.

      Eliminar
  2. Que bonita descrição!

    Bom fim-de-semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas suas palavras amigas, de apreço.
      Um bom Sábado.

      Eliminar