terça-feira, 4 de setembro de 2018

Bibliofilia 164


O livro, cuja primeira edição (1629) é rara, e cara se a quisermos adquirir, tem um título do tamanho da légua da Póvoa (como se costuma, popularmente, dizer). Para que conste, aqui vai: Miscelânea do Sítio de Nossa Senhora da Luz de Pedrógão Grande: aparecimento da sua imagem, fundação do seu Convento e da Sé de Lisboa, com muitas curiosidades e poesias diversas. O seu autor, Miguel Leitão de Andrade (1553-1630), escreveu a obra e publicou-a no final da vida.


O livro, cuja segunda edição (1867) possuo, é de leitura agradável e proveitosa. Dividido em vinte capítulos abordando os mais diversos assuntos, a obra traz uma descrição minuciosa da batalha de Alcácer Quibir (1578), de que Miguel Leitão de Andrade foi testemunha presencial, e em que morreu o rei D. Sebastião.
Comprado o volume, por volta de 1990, em Lisboa, dei por ele Esc. 8.800$00. Encadernado em meia-francesa, o livro está em muito bom estado de conservação. Em 1993, a IN/CM publicou, em edição fac-similada, a terceira edição desta obra.

2 comentários:

  1. O livro deve ser bem interessante. Já os títulos, dos livros antigos, são de facto um fenómeno. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobretudo, nos séculos XVII e XVIII, há alguns títulos enormes. Até parecem querer dar o resumo do livro...
      Confirmo o grande interesse da obra.
      Retribuo, com estima.

      Eliminar