sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Blasfémias


À falta de melhor, vamo-nos entretendo com as telenovelas marcanas que inundam os blogues e as redes sociais desmioladas e nacionais. Repisam, remoem, simulam escandalizar-se, e os comentários vão no mesmo sentido indigente aprovador e ofendido, hipócrita.
Mark Felt (1913-2008), o garganta funda do Watergate, não resistiu, 4 anos antes de morrer, a revelar que tinha sido ele o informador. Remorso ou tentativa de passar por herói? Francamente, não sei, mas inclino-me mais para a segunda hipótese. Como aqueles velhinhos que se perdem a falar de conquistas passadas e de aventuras que já não podem repetir...
Um pouco da mesma forma com que as e os mitús vem contar, publicamente, 30 ou 40 anos passados, os abusos de que foram vítimas. Se não tiveram coragem, na altura, porquê este exibicionismo de agora? Serôdio, no mínimo, para não dizer: hipócrita.
Corajosa, quanto a mim, foi Catherine Deneuve (1943) que, ao contrário da corrente, foi capaz de denunciar, publicamente esta hipocrisia chunga dos politicamente correctos, que pagam ou se vendem por cinco minutos de fama, ressuscitando o passado ou apoiando causas mortas.

6 comentários:

  1. Pois não tem nada a ver com o assunto, mas aqui fica a Mlle. Augustine:
    https://drive.google.com/open?id=18YKRLmfRWzbVeQFGRVc7ozETsRUmhVg2

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mitús" é uma boa designação para classificar o ridículo
      de denunciar factos, passados há dezenas de anos.
      Causas mortas ressuscitadas por cinco minutos de fama, é isso!

      Eliminar
    2. Anda por aí muita coisa mal contada e também muitíssimo oportunismo mediático. É lamentável!

      Eliminar
  2. Eu, pelo contrário, acho bem que ele tenha assumido. Para bem da História. Assim escusou de ser Bob Woodward a dizê-lo depois da morte de Mark Felt, como estava combinado entre os dois.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até era um direito que lhe assistia. Não ajuízo a decisão de Felt, questiono-me apenas sobre os motivos e porque foi tão tardia.
      Bom dia.

      Eliminar