terça-feira, 11 de setembro de 2018

Desabafo (37)


Contra mim falo, infelizmente. Razão tinha Pacheco Pereira ao dizer que quem dava, realmente, notícias em tempo útil, embora no meio de miudezas e dislates intencionais, era a CMTV, porque os outros canais generalistas se limitavam a papaguear, em cacofonia sobreposta, aquilo que já todos sabiam.
E, para minha pena, terei que destacar também alguns vídeos e textos com interesse que o site do Observador, às vezes, publica, pelo meio da palha direitista e bafienta que lhe encomendam e pagam. Chamaria a atenção, por exemplo, para um recente, sério e magnífico artigo do historiador Luís Filipe Thomaz.
Com a probidade científica, que todos (creio) lhe reconhecem, o texto esclarecedor intitulado Por um Museu dos Descobrimentos, foi editado a 6/8/2018, no Observador. E faz parecer uma redacção infantil o abaixo-assinado que por aí circulou, subscrito por um punhado de puritanos e puristas politicamente correctos, mas ignorantes e fanáticos.
Que se me perdoe este elogio, em desconto de alguns, poucos, pecadilhos que terei cometido à esquerda...

6 comentários:

  1. Tenho que o corrigir, perdoe-me: o texto chama-se "Por um Museu dos Descobrimentos" e dedica-se, precisamente, a defender que deve ser "descobrimentos", e não "descobertas".
    Não o li com muita atenção, até porque o assunto me parece secundário e muito dado a histerias. É como a mudança de hora ou o acordo ortográfico. Na altura em que passei os olhos, o que pensei foi: "cá está mais um com miudezas semânticas"...

    ResponderEliminar
  2. Li o artigo quando saiu e Luís Filipe Tomás põe os pontos nos iis em relação à patetice que por aí grassa em relação ao nome do Museu. Descobrimentos sempre foram Descobrimentos. E a palavra francesa Découvertes é (ou era) traduzida para português por Descobrimentos quando aplicada à História.
    Se isto é para o nome do Museu, vamos a ver o que vai ser em relação ao conteúdo do mesmo.
    Uma coisa é acrescentar os novos estudos entretanto feitos em relação à matéria, outra é querer reescrever a História.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um texto de grande rigor informativo, útil para quem se interesse pelo tema. Quanto ao Museu, em si, assaltam-me algumas perplexidades, para não dizer dúvidas...
      Já me apercebi que chegou à terrinha..:-) Pois seja bem-vinda!
      E bom dia.

      Eliminar