segunda-feira, 20 de julho de 2015

Curiosidades 46 : os cavalos na América


É dado adquirido, mas incorrecto, que os primeiros cavalos teriam surgido na América, com Cristovão Colombo, nos anos finais do século XV. Ora, pelo contrário, a raça equina teria tido origem, precisamente, na América, há 35 ou 36 milhões de anos atrás. Depois, pouco a pouco, e através do Estreito de Bering, chegaram à Ásia e, posteriormente, atingiram a Europa. Entretanto, há 7.600 anos, as mudanças climáticas, na América, com acentuado arrefecimento de temperaturas, transformaram o tipo de vegetação e contribuiram para a extinção dos cavalos no solo americano.Irão regressar, no entanto, em finais do século XV e inícios do XVI, através das expedições de Colombo, Cortez e dos portugueses, sobretudo, no Brasil.
A sua proliferação é intensa, rápida e progressiva. A utilização dos cavalos nos trabalhos agrícolas, como meio de transporte e até nas batalhas, passa a ser constante. A sua posse era um sinal de riqueza e uma mais valia para os seus donos. Mas também os nativos (Índios) os cobiçavam e adquiriam, retomando as competências no seu uso, que os seus antepassados possuíam, naturalmente. A habilidade e destreza dos nativos americanos é amplamente visível na imagem produzida pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), que encima este poste. O artista passou 15 anos no Brasil, e veio a publicar (1834-1839), em França, uma obra, amplamente ilustrada, que intitulou "Viagem Pitoresca ao Brasil".
A pintura é referida como "A carga de cavalaria dos Guaicuru", e a batalha representada terá ocorrido na primeira metade do século XVII, entre portugueses e nativos brasileiros dessa etnia.

4 comentários:

  1. Muito interessante: texto e imagem:)

    Boa tarde:)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia estas pinturas de Debret sobre os EUA. O livro dele sobre o Brasil é giríssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta reprodução é mesmo sobre o Brasil e não dos E. U. A..

      Eliminar