quinta-feira, 2 de julho de 2015

A par e passo 140


Mas, enfim, chega o tempo em que aprendemos a ler - acontecimento capital -, o terceiro acontecimento principal da nossa vida. O primeiro foi aprender a ver; o segundo aprender a andar; o terceiro é este, da leitura, e eis-nos na posse do tesouro do espírito universal. Em breve, somos cativos da leitura, encantados pela facilidade que ela nos oferece de conhecer, de partilhar sem esforço uma grande quantidade de destinos extraordinários, de experimentar sensações poderosas através do espírito, de viver aventuras  prodigiosas e sem consequências, agir sem agir, de formular pensamentos mais belos e mais profundos do que os nossos e cujo preço é insignificante; - e, em suma, acumular uma infinidade de emoções, de experiências fictícias, de reflexões que não são nossas, e que se acrescentam àquilo que nós não somos ainda, mas podemos vir a ser.

Paul Valéry, in Variété IV (pg. 149).

Nota pessoal: inadvertidamente (ouso dizê-lo), creio que Paul Valéry se esqueceu de referir outro dos acontecimentos capitais da aprendizagem do ser humano - falar. Assim, a sequência cronológica seria, do meu ponto de vista: ver, andar, falar e ler. Ocupando a leitura não a terceira, mas a quarta posição.

7 comentários:

  1. Considero extraordinário o pensamento de Valéry e concordo inteiramente com a sua nota pessoal. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Homem tinha uma grande agudeza de espírito! Que, por vezes, me deixa pasmado e um bocadinho invejoso..:-)
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Tal como a Margarida Elias, concordo consigo, caro APS, o falar fazia falta na sequência. Não conheço o pensamento de Paul Valéry, para além dos textos que aqui vou encontrando, mas se me permite, não tem que ficar invejoso ;). Também lhe reconheço a si uma grande agudeza de espírito, que admiro!
    Tenha um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No melhor pano cai a nódoa, como o povo costuma dizer. Mas leitura de Paul Valéry é, quase sempre, estimulante para mim.
      Entretanto, as palavras que me dirigiu deixaram-me incomodamente feliz..;-))
      Uma boa tarde, Maria!

      Eliminar
    2. Errata:
      deveria ter escrito - a leitura de...

      Eliminar
  3. Subscrevo o comentário da Margarida.

    ResponderEliminar