domingo, 31 de maio de 2015

Uma louvável iniciativa (40)


Mesmo que no centro e bulício de uma cidade, há duas coisas que uma igreja católica, até no pino do Verão e na parte da tarde, pode oferecer ao improvável visitante: frescura e silêncio. Para um ateu, porém, as imagens de santas e santos, laterais, prejudicam gravemente uma qualquer hipótese de pensamento abstracto. Na própria igreja da Encarnação, ao Chiado, acresce ainda que uma Santa (Teresinha?), do lado direito, parece até estar a fazer, com um dos braços, levantado, uma saudação fascista...
Em Houston (E. U. A.), existe, no entanto, uma igreja singularíssima - a Rothko Chapel. Dedicada a todos, porque a nenhum culto. Consagrada ao pensamento humano, na sua diversidade mais ampla. Inaugurada em 1971, foi iniciada a sua construção, em 1964. O casal John e Dominique de Menil tiveram a ideia e encarregaram o pintor letão, judeu e americano Mark Rothko (1903-1970) de decorar o templo, interiormente. Este, por sua vez, escolheu o arquitecto Philip Johnson, para  concretizar o projecto.
No interior, encontram-se as Fourten Black Paintings, de Rothko. Mais tarde, no espaço exterior, foi ainda implantado o Broken Obelisk, escultura abstracta de Barret Newman, dedicada à memória de M. Luther King.
A singularidade deste espaço religioso inspirou Peter Gabriel a compor uma obra (Fourteen Black Paintings) e a Desmond Feldman, outra: Rothko Chapel.

7 comentários:

  1. A capela-obra parece-me interessante, porque tem esse fim de servir a todos, mas nas outras igrejas as imagens fazem sentido...

    Bom dia:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos, se a estatuária tiver qualidade, o que nem sempre acontece...
      Boa tarde!..:-)

      Eliminar
  2. As igrejas protestantes também não têm estátuas de santos ( as de cá, Calvinistas, são mesmo muito sóbrias). No que toca a estatuária, prefiro as igrejas barrocas da Baviera.
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  3. As católicas, da Alemanha, que eu conheço, são quase todas mais despojadas e com imagens de bom recorte estético. O meu gosto, actualmente, vai mais - no caso de igrejas portuguesas - no sentido de uma certa rudeza agreste, mesmo que "naïf".
    Retribuo os seus votos!..:-)

    ResponderEliminar
  4. Gostava de conhecer esta Rothko Chapel. Acho que uma vez fiz um post sobre ela porque me fascina. Pelo menos , virtualmente. :)
    Por cá das modernas, gosto do interior da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, de Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu continua a pensar na de Bravães e na de S. Miguel do Castelo, em Guimarães..:-)

      Eliminar
    2. Errata a corrigir:
      Continuo por "continua".

      Eliminar