terça-feira, 5 de agosto de 2014

Recomendado : cinquenta - Mosteiro de Leça do Balio


"...Andou elRei per seu reino folgando, tragemdo consigo Dona Lianor, ataa que chegou antre Doiro e Minho a humm moesteiro que chamam Leça que he da ordem do esprital, e alli determinou elRei de a receber de praça; ..." Assim nos conta Fernão Lopes, na sua "Crónica de D. Fernando". E o casamento do rei com Leonor Teles, no Mosteiro-Igreja de Leça do Balio, teria tido lugar em Maio de 1372, iria o mês, mais ou menos, a meio.
No seu lugar, e por volta de 1003, lá haveria um pequeno eremitério pré-românico, que foi sendo acrescentado e melhorado até que, cerca de 1336, adquire a fina traça do gótico peninsular que ainda hoje mantém, assente numa bela praça relvada e bem cuidada. Não fica longe do Porto, em 15 minutos se pode lá chegar e admirar este mosteiro aquartelado, como era de norma das ordens militares antigas. Não tendo a imponência do Mosteiro da Batalha, é lindo de se ver.
Na igreja alta e ampla, de três naves, poderão ser observados alguns túmulos de pedra com inscrições, que um paleógrafo poderá, provavelmente, com facilidade decifrar. Mas quero destacar, como mais nobre, o de Fr. Cristovão de Cernache Pereira, falecido em 1536, com estátua jacente. Este frade terá tido um trabalho meritório na reorganização do mosteiro de Leça do Balio.
Para quem não goste de Cancún nem da Praia das Galinhas, e, aos estrangeiros, prefira os monumentos nacionais, recomendo este belíssimo Mosteiro, igreja e adjacências, numa ida ao Norte, nestas férias.

6 comentários:

  1. Este Mosteiro é belíssimo, mas, que me perdoe o frade Pereira, Porto de Galinhas é uma experiência muito mais enriquecedora, até do ponto de vista cultural. Eu, que conheço os dois sítios, não tenho a menor dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza que Frei Cristovão lhe há-de perdoar.
      Mas como eu nunca fui à Praia das Galinhas (o mais longínquo, para mim, é o mar do Algarve), desculpe-me a pergunta curiosa: nessa praia brasileira nunca há galarozes?
      Assegure-lhe que, em Leça do Balio, realmente, não vi nenhuma galinha, nem nenhum galaroz. Mas podiam estar à sombra, porque estava cá uma canícula!...

      Eliminar
    2. Errata:
      onde está "assegure-lhe", deve ler-se: asseguro-lhe.

      Eliminar
    3. Há Portuguez arcaico e, nas proximidades, padrões e cruzeiros de antanho. E, claro, pagode e caipirinhas!

      Eliminar
  2. A "Praia das Galinhas".... hummmm, quando estas põem ovos, nascem Pintos da Costa! ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá sido por isso que um malandreco propunha a neutralização do litoral português, para acabar de vez com a ninhada..:-)

      Eliminar