domingo, 15 de junho de 2014

A Feira da Ladra, há 60 anos


"Gente de Alfama, da Graça, de S. Vicente, ali se reúne, aos sábados à tarde. Vai-se lá dar um giro, respirar o rio, mandar cantar os cegos. Chama-se ainda àquilo «Feira da Ladra». Lá se encontram - todos o sabem - coisas do arco-da-velha. Criaturas, bichos, objectos... Montes de antiqualhas, um ror de cobres e marfins e de ferros azinhavrados, em cima das mesas, à escolha; imagens bentas; deuses de meio palmo, hindus e chins; candeeiros a granel e bosques de fatos vazios dançando ao sol nas tendas dos algibebes; cachos de boinas encarnadas; cães lazarentos roubando bolos dos tabuleiros de acaso... Há polícias bojudos, vendedores de gravatas, de canetas e de outras coisas menos confessáveis, amola-tesouras, carrinhos de gelados, ciganos de grenha comprida, escuros e ariscos; soldados e parolos; cabazes cheios de alperces (lá vai uma francesinha decotada, de olhos azúis que começam a rir antes da boca, mordendo um pêssego, a buscar e a filmar imagens coloridas, no meio de um torvelinho de miúdos, pelos quais distribui o resto dos frutos que comprou). Um «aldrabão» pernóstico, rodeado de absortos curiosos, encarece a virtude de um emplasto capilar. Estou no mundo da singeleza. ..."

Urbano Tavares Rodrigues, in De Florença a Nova Iorque (pg. 74). 

6 comentários:

  1. Nuca tive pachorra para a Feira da Ladra. Nem para alfarrabistas que têm os livros aos montes. Mas tenho pena porque tenho amigos que têm feito belas compras na Feira da Ladra e em certos sebos (palavra brasileira que acho apropriada a esses alfarrabistas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive a minha época... até porque, hoje em dia, a Feira da Ladra é quase só um amontoado de "lixo"...
      Quanto aos alfarrabistas, continuo a frequentar, embora selectivamente.

      Eliminar
  2. Só fui duas vezes à feira da ladra e gostei muito. Foi há cerca de dez anos, quando trabalhei no distrito de Setúbal. Nunca mais lá fui. Mas ao contrário da MR sou fã das feiras de velharias e antiguidades . E gosto imenso de ir aos alfarrabistas. Talvez porque vou poucas vezes, já que aqui não há nenhum.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente, quanto à Feira da Ladra, quanto aos alfarrabistas, comungo..:-)
      Mas cá por Lisboa, as feiras (de Velharias) de Algés, Amoreiras e Príncipe Real, parece que são interessantes. Eu não tenho é ido.
      Bom resto de domingo!

      Eliminar
  3. Gostei de ver esta fotografia antiga da Feira da Ladra. Curiosa a concentração de camas de ferro ali armadas!
    E a descrição na bela escrita de Urbano criou-me uma certa nostalgia. Não perco a Feira da Ladra sempre que vou a Lisboa mas o ambiente já é bem outro...
    Tenha uma boa semana, bem abrigado da canícula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, realmente, curioso o estendal de camas...
      E o Urbano traça um bom retrato da cena!
      Obrigado pelos seus votos, que retribuo, mas parece que a temperatura vai baixar na quarta-feira. Ainda bem, mais de 30º é demais!

      Eliminar