domingo, 6 de abril de 2014

Fotógrafo e testemunha acidental


Só os grandes cataclismos da Natureza, como o terramoto de 1755, em Lisboa, obrigam a mudanças radicais e necessárias na fisionomia e paisagem das cidades. De outro modo, a evolução e modernização de arruamentos e casario é lentíssima e gradual, mal se notando para os que vão acompanhando as transformações urbanísticas.
Pelo contrário, se essa modificação for pensada e decidida pelo Poder, e administrativamente, terá grandes custos, sobretudo humanos, como aconteceu com a Alta coimbrã, para construir a Cidade Universitária, ou, em Guimarães, com o derribar de vários arruamentos pobres e modestos, para o desestrangulamento viário e abertura da Alameda D. Afonso Henriques, nos anos 60 do século passado.
A nomeação, em 1853, de Georges-Eugène Haussmann, por parte de Napoleão III, foi o primeiro passo oficial para a modernização de Paris. De 1852 a 1870, cerca de 350.000 pessoas (à volta de 20% da população parisiense) mudaram de lugar e casa, para que as suas habitações e ruas fossem demolidas, e para que fossem construídos novos e amplos arruamentos.
Muita gente conhecida (Victor Hugo, Baudelaire, os irmãos Goncourt...) protestou, mas sem resultados. O Poder achou, por bem, no entanto e para memória futura, mandar registar, em testemunho visual, esse Paris antigo que ia desaparecer. Para isso, escolheu um modesto e quase desconhecido ilustrador, Charles Marville, pseudónimo de Charles François Bossu (1813-1879), que, incansavelmente, fotografou esse Paris insalubre e sinuoso. Esse testemunho fotográfico é, hoje, de valor histórico incalculável.
Por isso, uma exposição itinerante, com fotografias feitas por Marville, encontra-se em exposição no Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque) e seguirá depois para Otava, onde decorrerá igual mostra, de 13 de Junho a 14 de Setembro, na National Gallery of Canada.

6 comentários:

  1. Já vi algumas destas fotos num livro que li sobre Haussmann e Paris. A 'modernização' de Paris após a Comuna. Como a polícia não conseguia entrar nos becos, resolveram deitá-los abaixo para nunca mais houvesse um levantamento assim.

    ResponderEliminar
  2. A 'modernização' de Paris após a Comuna, i. é: A modernização resultou da Comuna.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Só da Ile de la Cité, centro habitacional do proletariado trabalhador, por excelência, e grande contribuinte da Comuna, terão saido ou sido desalojadas cerca de 10.000 moradores...

      Eliminar