sexta-feira, 4 de abril de 2014

Filatelia XC : temática Trajes regionais


Já por aqui o disse, que, dos países da ex-Cortina de Ferro, ou Europa de Leste, os selos da Hungria eram aqueles que melhor qualidade estética ou beleza de grafismo tinham. Não sei se hoje mantêm esse padrão de exigência, que os caracterizava e distinguia de todos os outros países comunistas, no passado.
E como, hoje, o Arpose tem privilegiado a temática regional, aqui abordo o assunto.
Se Portugal não foi o primeiro país europeu a emitir uma série de trajes regionais, terá sido, com certeza, um dos pioneiros. Essa primeira série data de 4 de Abril de 1941 (precisamente há 73 anos), com 10 valores monocromáticos, que foram impressos tipograficamente pela Casa da Moeda.
Cerca de sete anos depois (Março de 1948) sai uma segunda série de Costumes Portugueses, com 8 valores que, com desenho de Mª. de Lourdes de M. e Castro, seriam heliogravados pela casa suiça Courvoisier, SA.
Com 8 taxas, mas apenas em Setembro de 1953, sai a primeira emissão de trajes regionais, gravados a talhe doce, na Hungria. É esta série filatélica que encabeça a imagem deste poste, de grande beleza, aliás.

2 comentários:

  1. Muito giros, tanto os húngaros como os portugueses.

    Os húngaros vão hoje votar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito bonitos, realmente.
      Oxalá os magiares virem à esquerda...

      Eliminar