sábado, 26 de abril de 2014

Apontamento 43: Purgatório ou Inferno ?



Ao que parece não é apenas a Constituição da República Portuguesa, mas também a Carta de Direitos Fundamentais da EU, que estabelecem os valores universais da dignidade do ser humano, sem discriminarem, negativamente, os “velhos”, os “incapazes” ou outras “espécies a abater”.

Ora, a pergunta da Visão: O melhor mesmo é falecer ?, dirigida aos pensionistas, esconde, por detrás do livre exercício da liberdade de expressão, uma retórica totalitária que, noutros contextos e países, já teve os seus efeitos práticos na aniquilação de “gente” incómoda. Por associação histórica, também me lembrei de uma célebre afirmação do actual inquilino do Palácio de Belém, quando se referia, em termos muito semelhantes, a uma solução drástica para reduzir o número de funcionários públicos. Portanto, o “cheiro a bafio” que infesta determinadas ideologias políticas já ganhou estatuto para sair em parangonas nos jornais.

A partir deste momento é apenas esperar pelo passo seguinte na concretização do objectivo.

Não será, certamente, pelos métodos antigos e pouco higiénicos! A vaga de fundo das botas dos “camisas castanhas” modernizou-se e as suas roupagens apresentam-se mais executivas, empreendedoras e financeiras. Com efeito, a nova fogueira para os velhinhos está a ser preparada, entregando a sua sorte ao mercado todo-poderoso. E os novos carrascos têm outra lenha, aparentemente mais esterilizada, a saber, a produtividade e a evolução demográfica. São achas para a fogueira que só eles escolhem e dominam.


O dia 26 de Abril de 2014 não poderia ter sido mais dantesco!

Post de HMJ

9 comentários:

  1. Uma mentalidade abjeta esta de que enferma o atual governo.

    ResponderEliminar
  2. Para MR:
    é por isso que não sabem o que é a dignidade humana ! É pena que essa "gentinha" nos entra pela casa adentro, sem a nossa licença.

    ResponderEliminar
  3. Na minha, só pelo papel. Em casa não vejo televisão, não ligo a rádio. E o papel é mais fácil. Vira-se a página. O pior é que por vezes, do jornal só aproveito o Sudoku.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para JAD:
      o "slogan" entrou-me por via virtual e não fui capaz de virar a página sem nada dizer.

      Eliminar
  4. No dia 25 de Abril vinha um artigo no Público que parecia escrito sob o lema «Vamos contar mentiras».

    ResponderEliminar
  5. Nenhuma das pessoas aí referidas está viva.

    ResponderEliminar
  6. Com os cortes que têm levado, qualquer dia estão todos na prisão, com dívidas; ou na rua porque têm de entregar as casas. ESTE GOVERNO É LOUCO!
    Há gente que mandou cortar a eletricidade, a água e o gás porque não podem pagar. Que país é este?!

    ResponderEliminar
  7. Para Miss Tolstoi:
    é duma insensibilidade atroz.

    ResponderEliminar