Se nos apearmos na estação de metropolitano de Zülpicherplatz, desembocando no Hohenzollernring, vindo um pouco atrás, deparamos com a original, e única na especialidade, em Colónia, Livraria Gleumes. Há lá de tudo que se possa imaginar, em relação a viagens, sejam os destinos mais improváveis ou exóticos, até mesmo recônditos, os lugarejos. Até os minuciosos mapas do Exército Português lá poderemos encontrar... Convém é chegar um bom bocado antes das 18h30, porque o horário de encerramento é rigoroso, e a livraria muito bem fornecida.
Mas, às 19h00, subindo um pouco mais, pelo lado direito, mas em direcção à Clodwigplatz, aberto e já a servir jantares, o Bistro Pinot di Pinot recebe-nos gentilmente, com boas escolhas de peixe, carne e vinhos. Quem vier, nestes tempos mais próximos, há-de encontrar para atender uma espécie de Cabrita Reis, menos emproado, ou seu "clone", depois de uma cura de emagrecimento - e sem charuto, mas com aquela bem cuidada barba e bigode, muito bem aparados. É português, como 2/5 do pessoal do restaurante que, de italiano, só tem o dono venerando, alguns pratos e a magnífica garrafeira. O serviço é excelente.
Aconselho, vivamente, os filetes de Rodovalho, com molho de mostarda e salada a condizer. E, se ainda houver, recomendo um Montepulciano dos Abruzzo, de 2007, tinto, com 12,5º, que está no ponto, para uma noite fria. Poderão ter a sorte que o empregado português traga, depois do café, uma grappa destilada de Barolo, em cálice apropriado e alto, que deixe voar os eflúvios aromáticos - uma especialidade!...
Se, à saída, o empregado luso, sósia do Cabrita Reis (emagrecido e elegante), porque reparou no SG filtro, Vos pedir, delicadamente, um cigarro português, não lho neguem. Porque ele é humano, e tem saudades. Do sol, do filho pequeno que está longe e da Figueira da Foz, neste frio de rachar, outonal, de Colónia.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarE nem falei do Tiramisu...que estava uma delícia!...
ResponderEliminarPois é! Onde haverá, por cá, um rodovalho com molho de mostarda?
ResponderEliminarTiramisu é mais fácil de comer. E muito, muito bom.
ResponderEliminarA Norte, talvez se encontre, mas sem a "senf" tão boa e germânica!
ResponderEliminar