domingo, 2 de dezembro de 2012

Viagens, gastronomia e emigração

Se nos apearmos na estação de metropolitano de Zülpicherplatz, desembocando no Hohenzollernring, vindo um pouco atrás, deparamos com a original, e única na especialidade, em Colónia, Livraria Gleumes. Há lá de tudo que se possa imaginar, em relação a viagens, sejam os destinos mais improváveis ou exóticos, até mesmo recônditos, os lugarejos. Até os minuciosos mapas do Exército Português lá poderemos encontrar... Convém é chegar um bom bocado antes das 18h30, porque o horário de encerramento é rigoroso, e a livraria muito bem fornecida.
Mas, às 19h00, subindo um pouco mais, pelo lado direito, mas em direcção à Clodwigplatz, aberto e já a servir jantares, o Bistro Pinot di Pinot recebe-nos gentilmente, com boas escolhas de peixe, carne e vinhos. Quem vier, nestes tempos mais próximos, há-de encontrar para atender uma espécie de Cabrita Reis, menos emproado, ou seu "clone", depois de uma cura de emagrecimento - e sem charuto, mas com aquela bem cuidada barba e bigode, muito bem aparados. É português, como 2/5 do pessoal do restaurante que, de italiano, só tem o dono venerando, alguns pratos e a magnífica garrafeira. O serviço é excelente.
Aconselho, vivamente, os filetes de Rodovalho, com molho de mostarda e salada a condizer. E, se ainda houver, recomendo um Montepulciano dos Abruzzo, de 2007, tinto, com 12,5º, que está no ponto, para uma noite fria. Poderão ter a sorte que o empregado português traga, depois do café, uma grappa destilada de Barolo, em cálice apropriado e alto, que deixe voar os eflúvios aromáticos -  uma especialidade!...
Se, à saída, o empregado luso, sósia do Cabrita Reis (emagrecido e elegante), porque reparou no SG filtro, Vos pedir, delicadamente, um cigarro português, não lho neguem. Porque ele é humano, e tem saudades. Do sol, do filho pequeno que está longe e da Figueira da Foz, neste frio de rachar, outonal, de Colónia.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. E nem falei do Tiramisu...que estava uma delícia!...

    ResponderEliminar
  3. Pois é! Onde haverá, por cá, um rodovalho com molho de mostarda?

    ResponderEliminar
  4. Tiramisu é mais fácil de comer. E muito, muito bom.

    ResponderEliminar
  5. A Norte, talvez se encontre, mas sem a "senf" tão boa e germânica!

    ResponderEliminar