quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Hockney em Colónia


Quando, a 9/2/12, aqui no Blogue, falei da grande exposição de David Hockney (1937), na Academy of Arts, de Londres, não me passou sequer pela cabeça que, decorridos menos de nove meses, eu estaria a vê-la, em Colónia, no Museu Ludwig. Mas, como dizia J. V. de Pina Martins, por outras palavras: as coisas de que gostamos, muitas vezes, vêm ter connosco...
Não tenho palavras para expressar o quanto me agradou ver todos os quadros e vídeos-instalação, de cores claras que vão do branco ao amarelo, do verde ao castanho da natureza de Yorkshire que Hockney, num revisitar de infância e adolescência, esboçou, pintou e filmou durante cerca de dois anos, com afecto. Dir-se-ia que é uma explosão primaveril de alegria. Muito embora o Outono e o Inverno, em vídeos desencontrados de 3 corpos, cada, também estejam presentes, num conjunto de uma sala de 4 paredes, e que parece personificar, num espaço autónomo, as 4 estações, em movimento.
A exposição, em Colónia, encerra a 3 de Março de 2013, mas creio que a itinerância programada a levará, por inteiro e posteriormente, ao Guggenheim, de Bilbau. Para quem, como eu, aprecia a obra de David Hockney, sempre fica mais perto.

5 comentários: