sexta-feira, 11 de novembro de 2011

S. Martinho numa aldeia de Colónia



Com o cair da noite chegou a hora de contar como S. Martinho é celebrado em Colónia e noutras cidades da Alemanha. Embora não sendo exacto, é verdadeiro o que o vídeo mostra sobre a noite de S. Martinho. O cortejo partia da escola, seguindo S. Martinho a cavalo, dando a volta ao povoado e entoando a canção do santo reproduzida acima. O exemplo de S. Martinho, partilhando o seu manto com um pobre, sentado enregelado na neve, gravava-se na memória da pequenada para o resto da vida.
As crianças mostravam as suas lanternas, feitas nas semanas anteriores da seguinte forma. Duas tampas de queijo em triângulo aproveitavam-se para servir de fundo e topo da lanterna. No fundo havia um suporte para o foco luminoso e, em cima, cortava-se uma abertura para pôr e acender a vela. Para o meio recortava-se uma cartolina com desenhos vários, colando no verso papel de seda colorido, e que se enrolava e fixava à volta das tampas. Com a vela acesa via-se perfeitamente o efeito do trabalho realizado e, assim, as crianças cantavam também uma cantiga em louvor das suas lanternas.


No regresso à escola, recebíamos um boneco feito de massa tipo brioche [= Weckmann], tal como se pode ver na imagem seguinte.


Ora, este ano já se vendiam "Weckmänner" em finais de Setembro em Colónia. Lembrando-me da noite de S. Martinho da infância não resisti e comprei o exemplar acima reproduzido. O cachimbo ficava, depois, para fazer bolas de sabão.
E uma boa noite de S. Martinho !
Post de HMJ

2 comentários:

  1. Estava a ver que nunca mais conseguia aqui dizer que gostei deste post.
    E acho que já arranjei dois cachimbos para meter as mãos na massa.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a saber que, na Suíça alemã, o boneco agarra o cachimbo com uma das mãos mãos e na outra segura um raminho (de...?).

    ResponderEliminar