domingo, 13 de novembro de 2011

Incursões Culinárias 6: Boneco de pão doce, com cachimbo de barro


Na sequência do nosso "post" sobre S. Martinho e, sobretudo, o boneco de pão doce [=Weckmann], apresentamos, hoje, a receita, bem como a forma especial reproduzida acima, para dar aos nossos leitores a possibilidade de fazer um igual. Aqui vai, então, a receita:

1 saqueta de fermento de padeiro
1 colher de chá de açucar
1/8 l de leite
300 gr de farinha
80 gr de açucar
1 pitada de sal
80 gr de manteiga derretida
2 gemas
1 pitada de açafrão
gema para barrar, passas e um cachimbo de barro

Misturar o fermento com a colher de chá de açucar e o leite morno e deixar levedar 15 minutos. Peneirar a farinha por cima do preparado, colocar à volta o açucar, a pitada de sal, a manteiga, as gemas, o açafrão, e do centro para o meio misturar tudo muito bem e amassar. Deixar levedar a massa. Estender a massa e formar um boneco (com a forma ou livremente com as mãos). Colocar o boneco num tabuleiro previamente untado, barrar com gema de ovo, usar as passas para criar os olhos (eventualmente uma boca) e os botões do casaco no corpo da criatura. Colocar o cachimbo em posição apropriada e deixar levedar mais um pouco. Depois vai ao forno durante 15 a 18 minutos a uma temperatura de 175 a 200º.
E bom proveito para quem tiver coragem de comer depois a criaturinha !
Post de HMJ

2 comentários:

  1. Obrigada pela receita. No próxima fim-de-semana, eu e dois ajudantes vamo-nos dedicar a fazer dois bonecos. Quanto aos cachimbos, talvez me socorro de dois cachimbos africanos de barro. :-)

    ResponderEliminar