sábado, 25 de maio de 2019

Memória 131 (de uma Colecção)


Os tempos leveiros de espírito que vamos vivendo, talvez ajudem a explicar a inexistência, que eu saiba ou me lembre, actualmente, de uma colecção de ensaística com a qualidade desta da Ática, em imagem, que se prolongou por quase três décadas, em Portugal.
Mas também a Sá da Costa, a Verbo, a Editora Ulisseia tinham as suas colecções de estudos e ensaios que, não sendo propriamente académicos, ajudavam os leitores a pensar e a desenvolver o sentido estético e crítico.


Hoje, as editoras estão mais preocupadas e interessadas em promover obras de auto-ajuda, para uma população cada vez mais carecida de competências e infantilizada, biografias pífias de pivots televisivos para consumo bisbilhoteiro do populacho, ou ficções paupérrimas de publicistas que fazem da sua exposição pública o ganha pão da sua actividade mercenária. O ensaio deixou de estar na agenda da edição e também, talvez, do público leitor.


Dos ensaístas aqui representados, apenas José-Augusto França (1922) sobrevive. Mas é sempre um reencontro enriquecedor revisitar Sena, Mourão-Ferreira e Prado Coelho nas páginas memoráveis destes ensaios da Ática.


8 comentários:

  1. Estes livros devem ser bem interessantes. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De uma forma geral, a colecção tinha um critério de qualidade e bons ensaístas.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Não que os tenha comprado para além dos que necessitei ler. Mas reconheço que hoje não se editam e, caso fossem editados, não venderiam. Os garotos lêem sobretudo na net, poupam nas fotocópias - que provavelmente também já pouco se usam - não gastam papel e, fazem menos uso da memória. É outra forma de pensar e aprender, desconhecemos o fim.
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que seja por falta de suporte (papel ou net, tanto faria), mas por falta de hábito de pensar.

      Eliminar
  3. É sem dúvida uma boa colecção, com bons ensaístas!
    Quando me aparecem, tento sempre agarrá-los.
    É verdade, que os mais novos não os conhecem... Outros tempos, não sei se melhores ou piores... Pelo menos do ponto de vista cultural, muito pobre e pouco exigente!
    Cumprimentos.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não os tenha todos, os vários, que já li, revelam um critério de qualidade, por parte da Ática e a excelência dos autores.
      Saudações cordiais!..:-)

      Eliminar
  4. O actual panorama editorial na área do ensaio, para o grande público, anda pelas horas da morte e ao verificar os títulos, dos livros do dia, que irão estar na Feira do Livro, em grande destaque, fiquei sem palavras...
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio que isto também resulta da escassez dos artífices, e não só do desinteresse de editoras e potenciais leitores.
      Boa noite.

      Eliminar