quinta-feira, 2 de maio de 2019

Filatelia CXXIX


Tudo o que vem da net (Wikipédia, Youtube, Google...) deve ser visto avisadamente e com muita atenção. Os dois selos de Portugal, da minha colecção e em imagem acima, são duas reimpressões de 1885 dos selos originais e o seu valor representa apenas cerca de 2% (para o autêntico 100 réis D. Maria II, de 1853) e 7% para o selo de 5 réis de D. Pedro V, castanho, emitido em 1855-56. Estas estampilhas, no vídeo abaixo, ocupam, quanto a importância de preço de catálogo, respectivamente, a primeira posição (número 10, no vídeo) e o nono lugar ( número 2 do vídeo), no que diz respeito ao selo de D. Pedro V, este último com um valor de 2.300 dólares; em Portugal está cotado (Afinsa, 2016) por 18.600 euros.
O vídeo da BCS contém várias imprecisões (nomeadamente, datar o selo de D. Maria de 1953!...), mas o erro mais flagrante é afirmar que existem apenas 25 exemplares do selo de 100 réis de D. Maria II, e mais 2 blocos de selos conjuntos. Há mais, felizmente, sobretudo se contarmos com os novos (com ou sem goma) e os usados e em carta, que existem em Portugal e por esse mundo fora...
Por isso, é preciso cuidado com estas "verdades" dogmáticas da net, nada preocupadas com o rigor.
Mesmo assim, aqui fica o vídeo, para quem se interesse por assuntos de filatelia.




2 comentários:

  1. Cada vez mais acho que toda e qualquer informação recolhida na net tem de ser duplamente verificada. Gosto do selo de "5 reis" :-)
    Bom dia

    P.S. E até nem é dos mais caros... Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De uma forma geral, os selos iniciais do período clássico, portugueses, são de grande beleza. De longe superiores aos de Espanha, França e mesmo Inglaterra. Não nos podemos queixar..:-)
      Boa tarde.

      Eliminar