Em tempos imemoriais, as modestas pensões nortenhas de província costumavam apresentar, entre outras sobremesas caseiras, o trio combinado de uma fatia de queijo bola (flamengo), e 1 ou 2 ladrilhos de marmelada artesanal, acompanhados de uma banana. Este conúbio guloso, pela minha experiência, prolongava-se até à Beira Litoral. Pelo menos, em Albergaria-a-Velha e Coimbra, ainda os provei. Não destoava, no fundo, de uma sobremesa de Inverno, que era costume das nossas casas. Em palacetes de média e alta burguesia, o popular queijo flamengo era, às vezes, substituído, por Queijo Serra ou Castelões. Consoante as posses. A aromática, saborosa e maneirinha banana da Madeira era, na altura, rara. Mas é hoje a que eu prefiro, nesta sobremesa nacional, de outros tempos.
Foi a minha sobremesa ao almoço, de hoje.
Foi a minha sobremesa ao almoço, de hoje.
Descobri em casa dos meus sogros a combinação de queijo e marmelada, de que gosto muito. Eles costumam comer outro queijo (julgo que é Rabaçal). Nunca experimentei com banana. Agora fiquei com vontade de experimentar. Bom dia!
ResponderEliminarCom banana ainda fica mais substancial..:-) E, na minha opinião, combina muito bem.
EliminarBom dia.
Lembro-me deste trio, mas não sou fã. Gosto de tudo separado, desde que a banana seja madeirense. Na minha infância era vulgar comer-se queijo e banana ao lanche.
ResponderEliminarOutra sobremesa que descobri em casa de uns amigos da Guarda: queijo da Serra com pão-de-ló. Também gosto de ambos os produtos, mas separados.
Bom dia!
Há combinações de sobremesas domésticas que resultam muito bem.
EliminarGosto muito, por exemplo, de misturar requeijão com compota de amora (ou de frutos do bosque).
Bom dia.
Um acrescento:
ResponderEliminarAs bananas da Madeira eram muito pequeninas e costumavam comprar-se para dar aos macacos para quando íamos ao Jardim Zoológico. :) Mas havia umas bananas de Angola que eram boas, nada destas bananas sul-americanas que não sabem a nada.
Bom dia!
Cá por casa, as preferidas são mesmo as da Madeira - em aroma e sabor. As sul-americanas, realmente, não valem nada.
EliminarNunca comi tal sobremesa nem sou apreciadora de queijos ou marmelada. Mas as bananas que prefiro também são as da Madeira. Tal não sucede com os meus filhos que as encontram demasiado pequenas.
ResponderEliminarNo sul já tenho visto apresentar sobremesa de requeijão e doce de abóbora.
Isto dos gostos alimentares, normalmente, enraíza-se de infância. E não há volta a dar-lhe, depois.
EliminarDo pratinho escolhia a fatia de queijo,pois gosto de quase
ResponderEliminartodos os queijos. Dizem que quando somos esquecidos foi por
comermos muito queijo. Eu até acredito, pela minha constante
falta de memória.
Há um do Fratel, com boa distribuição, que é a minha última coqueluche!..:-)
EliminarNão creio nessa ideia divulgada. Com o queijo que tenho comido, já estaria amnésico de todo.