quinta-feira, 30 de maio de 2019

O ar do tempo


Entre esta famosa edição incunabular da Crónica de Nuremberga (1500), de Schedel, uma das primeiras em língua alemã (a original era em latim) e este Potter da Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, vai quase um intervalo de 5 séculos.
Por ironia do tempo e do destino, a base de licitação deste último livro é o dobro (20.000/30.000 libras) do valor estimado do célebre incunábulo alemão (10.000/15.000 libras). 
Assim vão os tempos ligeiros, que correm.
Os dois lotes pertencem ao leilão da Forum Auctions, que decorre hoje, em Londres.

Em tempo:
terminado o leilão, posso informar que Das Buch der Croniken und Geschichten foi retirado de praça. Enquanto a primeira edição (1997) de Harry Potter and the Philosopher's Stone foi arrematada por 28.000 libras.

7 comentários:

  1. Sinceramente, custa-me a aceitar estes fenómenos!
    É a lei da oferta e da procura.
    Mudam-se os tempos...
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que muitos destes preços, e na pintura ainda é pior, devem-se a pura especulação financeira, o que é sempre lamentável.
      Uma boa tarde.

      Eliminar
  2. Há bibliófilos para todos os gostos. Há 'doentes' do Harry Potter e pelos vistos com dinheiro. Tenho a certeza que este comprou o livro de J. K. Rowling por já o ter lido e gostar dele, ao contrário do que acontecia com muita gente que comprava edições raras para investir dinheiro e nem sequer as abria. Conheci de passagem alguns personagens destes.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Ainda uma achega:
    No ano passado fui a um colóquio sobre Harry Potter. A sala esta a abarrotar com gente de todas as faixas etárias, maioritariamnete jovens. Posso-vos dizer que os jovens da assistência falaram imenso, fizeram perguntas interessantes e percebia-se que sabiam do que estavam a falar, que conheciam muitíssimo bem os livros de Harry Potter e de outros autores que foram 'chamados' ao debate. Fiquei banzada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se este Harry Potter ombreará alguma vez em preço com a 1ª edição do "Tom Sawyer", de Mark Twain. Em qualidade literária é que não.
      Mas convém não esquecer que anda por aqui muita especulação financeira, na mira de mais valias futuras.
      Bom dia.

      Eliminar
    2. Só li o primeiro livro do Harry Potter e achei o livro bem escrito e bem imaginado. Eu é que não sou dada ao imaginário que atrai hoje muitos miúdos e graúdos.
      Mark Twain é um dos escritores da minha infância e juventude. Li-o e reli-o...
      Boa tarde!

      Eliminar
    3. Eu arrumei de vez a infância, na altura própria. Por amor dos meus filhos, mais tarde, folheei alguns livros, antes de lhos oferecer. Felizmente, eles também levantaram voo, na idade propícia e madura.
      Claro que Mark Twain é um grande escritor - estamos de acordo, absolutamente.
      Uma boa noite.

      Eliminar