Tenho vindo a assistir nos últimos anos, e com crescente inquietação, aos esforços e contorcionismos patéticos de muitos agentes culturais, no sentido de tornar acessível e mais apetecível às grandes camadas populares o gosto pela Cultura.
Na maior parte dos casos, isso passa por uma infantilização dos motivos e algumas vezes até por caricaturizar obras de arte que deveriam merecer algum respeito. Em vez dos esforços se concentrarem no desenvolvimento, para todos, do sentido estético e do gosto cultural, esta forma pífia de delicadeza da democracia contribui apenas para o aumento da barbárie - que Steiner refere.
O último anúncio do MNAA, fala por si...
Nada contra, algumas campanhas que chamem mais gente aos museus desde que quando essa gente for recebida o museu em si não se tenha perdido em floriados, no entanto, até para mim este anúncio é demasiado pop...
ResponderEliminarNeste ponto, sou intransigente: nem todos os objectivos justificam os meios a usar.
EliminarHorrível. Afasta-me imediatamente!
ResponderEliminarBom dia
O mau gosto e o despropósito pimba campeia, infelizmente, por muitos lados.
EliminarBom dia.
Além de enervante, faz impressão aos olhos, pelo menos a mim.
ResponderEliminarSentido estético, sobriedade na comunicação? O que é isso para
os criadores desta aberração!
É no mínimo inacreditável que, alguém ligado à Arte, possa ter o mau gosto rasteiro de aprovar este tipo de campanha...
EliminarO anúncio é horrível. Era para a noite dos museus. Como não podia abrir o museu por falta de vigilantes, o futuro-ex-diretor do MNAA resolveu transformar o jardim numa discoteca para celebrar a noite dos museus. Que mais nos irá acontecer?!
ResponderEliminarNão tenho nada contra a festa se esta se realizasse em paralelo com a abertura do Museu.
Boa noite!
Eu sei que era para a Noite dos Museus. Fosse para o que fosse, para o mais importante museu nacional, só prova a indigência mental e artística de quem concordou e aceitou "isto".
EliminarUma boa noite.