quarta-feira, 22 de maio de 2019

A cultura do placebo


Tenho vindo a assistir nos últimos anos, e com crescente inquietação, aos esforços e contorcionismos patéticos de muitos agentes culturais, no sentido de tornar acessível e mais apetecível às grandes camadas populares o gosto pela Cultura.
Na maior parte dos casos, isso passa por uma infantilização dos motivos e algumas vezes até por caricaturizar obras de arte que deveriam merecer algum respeito. Em vez dos esforços se concentrarem no desenvolvimento, para todos, do sentido estético e do gosto cultural, esta forma pífia de delicadeza da democracia contribui apenas para o aumento da barbárie - que Steiner refere.
O último anúncio do MNAA, fala por si...

8 comentários:

  1. Nada contra, algumas campanhas que chamem mais gente aos museus desde que quando essa gente for recebida o museu em si não se tenha perdido em floriados, no entanto, até para mim este anúncio é demasiado pop...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste ponto, sou intransigente: nem todos os objectivos justificam os meios a usar.

      Eliminar
  2. Horrível. Afasta-me imediatamente!
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mau gosto e o despropósito pimba campeia, infelizmente, por muitos lados.
      Bom dia.

      Eliminar
  3. Além de enervante, faz impressão aos olhos, pelo menos a mim.
    Sentido estético, sobriedade na comunicação? O que é isso para
    os criadores desta aberração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É no mínimo inacreditável que, alguém ligado à Arte, possa ter o mau gosto rasteiro de aprovar este tipo de campanha...

      Eliminar
  4. O anúncio é horrível. Era para a noite dos museus. Como não podia abrir o museu por falta de vigilantes, o futuro-ex-diretor do MNAA resolveu transformar o jardim numa discoteca para celebrar a noite dos museus. Que mais nos irá acontecer?!
    Não tenho nada contra a festa se esta se realizasse em paralelo com a abertura do Museu.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que era para a Noite dos Museus. Fosse para o que fosse, para o mais importante museu nacional, só prova a indigência mental e artística de quem concordou e aceitou "isto".
      Uma boa noite.

      Eliminar