segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Uma peça em forma de assim...


Ignorante, que sou, em conhecimentos sobre porcelanas e faianças, não me atreveria a classificar a peça, para mim curiosa, que deixo em imagens. Posso, no entanto, afirmar sem erro alguns factos concretos. Por exemplo que, por via materna, pertence à família, pelo menos, há três gerações. E se, durante a minha infância, esta peça de faiança serviu de fruteira, algum tempo, cedo foi substituida por outra, mais aerodinâmica, decorativamente mais sofisticada e moderna, de vidro.
Teimava eu, e ainda hoje insistiria nisso, que, pelos furos em ralo, existentes no receptáculo superior, que este objecto se destinaria a conter azeitonas ou, então, que serviria para deixar a secar pequenos cálices de aguardente, depois de lavados. Talvez porque tenha visto, nalguma taberna imemorial, objecto semelhante, com idêntico uso. Mas também pode ser que a memória me tenha atraiçoado, ou que a imaginação se tenha obstinado em atribuir-lhe uma qualquer função utilitária, que não meramente decorativa.



P. S.: tenho uma vaga esperança que Maria A., em passando por aqui, vinda do seu Arte, livros e velharias, com os seus amplos conhecimentos na matéria, me possa vir a elucidar, com segurança...

10 comentários:

  1. Penso que seja um escorredor de copos de aguardente. Tenho um com a mesma forma, mas com decoração diferente. O Luis Montalvao também caracterizou um no seu blog "Velharias do Luis". É uma peça bonita e rara. Parabéns!
    If

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grato lhe fico pelo seu esclarecimento. Pelos vistos, a memória, desta vez, não me traiu.
      Obrigado!
      Votos cordiais de uma boa semana!

      Eliminar
  2. Uma peça muito bonita! Parabéns!
    Nunca tinha ouvido falar em escorredores de copos de aguardente - que interessante!
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Sandra.
      Eu tenho a convicção de que houve um tempo em que tudo era pensado, até para as mínimas coisas...
      Boa noite!

      Eliminar
  3. Meu caro APS, vejo que já contou com a ajuda inestimável da Ivete Ferreira!
    É linda a sua salva de aguardente, certamente centenária! Tem um friso com filete ondulado e contas que me faz lembrar faiança de Viana.
    Parabéns e muita inveja!!!! :))
    Um bom resto de dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Maria, foi uma ajuda bem gentil!
      E para a sua utilização, que eu diria banal, foi concebida, no meu entender, com grande preocupação estética.
      Sempre gostei muito de a ter e de a rever, de vez em quando..:-)
      Um obrigado, e votos de uma boa noite!

      Eliminar
  4. Escorredor de copos de aguardente... Francamente, não admira que o mundo tenha chegado ao ponto em que está... 3:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admitamos que a garantia de qualidade fitossanitária do combustível (muitas vezes, matinal) possa ter a sua importância...

      Eliminar