segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Produtos Nacionais 20


Em matéria de bolos, o meu gosto é sazonal, nunca fui compulsivo. Nem me colo às montras das pastelarias, de olhos esbugalhados, em transe de baba e gula...
Mas, este fim-de-semana, lá comprei e comi um Jesuíta. Não dos originais (Confeitaria Moura - Santo Tirso): este, que comprei, era desnaturadamente alfacinha, pobrezinho, embora até tivesse amêndoa laminada torrada, por cima, desvirtuando a receita tradicional, mais sóbria, de massa folhada, com cobertura de açúcar e claras, estratificada e acastanhada, quebradiça.
A sua origem, no norte de Portugal, é recente. Parece que de finais do século XIX, e terá sido criação de um pasteleiro (de Bilbau?) espanhol, que se fixou em Santo Tirso, e lá abriu loja. Inspirando-se, talvez, nos Jesuítas do celebrado Colégio das Caldinhas, ali bem perto, e nos seus antigos chapéus, deu aos bolos o formato singular, que ainda hoje conhecemos e os identifica.
Sobre a excelência deste bolo, quando original, uma pequena história comprovativa. Há cerca de 2 anos, em viagem de Guimarães para o Porto, eu e um amigo, parámos em Santo Tirso, para tomar um café. Eu quis comprar dúzia e meia de Jesuítas, para oferecer à dona de casa, que me aboletava, por uns dias, na Invicta. O meu amigo dissuadiu-me, dizendo, que os três não conseguiríamos dar conta de tanto bolo, lá em casa. Acabei por comprar apenas 6. Que desapareceram, até à noite, nesse mesmo dia...

4 comentários:

  1. Houve uma época que «jesuíta» era o meu bolo.
    Agora chamam jesuítas a uns bolos que não têm essa capa de açúcar que é deliciosa. Deve ter sido esse que comeu.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que estava a comprar gato por lebre, mas queria matar saudades, mesmo que longínquas. Não matei..:-(
      Boa noite!

      Eliminar
  2. Os jesuítas que conheço, e de que gosto muito, são como esses, com essa cobertura que se parte toda. Já há bastante tempo que não como nenhum, creio que é porque não os tenho visto. No Verão como menos bolos de pastelaria e de Verão ou de Inverno acabo por escolher quase sempre o mesmo: pastel de nata.

    Boa tarde:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me dá para bolos, sazonalmente, vou mais para os caracóis, que são os meus favoritos, hoje em dia. Este jesuíta lisbonense foi uma má opção...
      Boa tarde!

      Eliminar