sábado, 28 de julho de 2012

Idiotismos 3


Se a palavra "pingarelho", só por si, raramente se usa, já a expressão armar ao pingarelho é frequente. Socorrendo-me de Alexandre de Carvalho Costa e da sua obra (Gente de Portugal...), anteriormente referida, "pingarelho" é um pequeno pau utilizado para montar armadilhas, ou qualquer coisa pouco segura e prestes a cair. Houaiss, no seu dicionário, não o regista, pura e simplesmente.
Se a frase idiomática armar ao pingarelho, para mim, significava "fazer-se de fino" ou de importante, sendo embora pelintra ou um zé-ninguém, Carvalho Costa refere outras achegas. Com base no verbo pingar, e aludindo a expressões castelhanas, acrescenta o uso aplicado a porcos alimentados a bolota que pinga dos sobreiros e azinheiras, e que as procuram pelo chão. Neste caso, portanto, armar ao pingarelho teria um significado muito mais pejorativo. Seja.

4 comentários:

  1. Também só conheço no sentido que Orlando Neves lhe dá: «Querer atrair a atenção pelas aparências; mostrar-se mais do que se é.» (Dicionário de frases feitas)

    ResponderEliminar
  2. Tenho que ver se arranjo o livro de O. Neves - na altura em que saiu, não lhe dei importância devida...

    ResponderEliminar
  3. Tb há um do Afonso Praça que não tenho, mas é bom.

    ResponderEliminar
  4. Tomei boa nota, MR, obrigado. Pode ser que os encontre...

    ResponderEliminar