quinta-feira, 26 de julho de 2012

Da janela do aposento 13: Seria cómico, se não fosse trágico




Não obstante a convicção de que o distanciamento temporal poderá – aliado ao desejo de sobrevivência sã – apagar, lentamente, memórias funestas, a criatura confronta-se, frequentemente, com os velhos fantasmas, quer através de uma conversa elevada entre amigos, quer por efeito de um dos raros artigos de opinião que se tem publicado na imprensa. Li o excelente artigo de António Guerreiro, publicado na versão electrónica do Expresso com data de 23.7.2012 (?), e resolvi “pronunciar-me”.
Sobre o “adestramento” de professores e alunos para os exames, a enorme “industria editorial” que gravita à volta desta máquina infernal de trabalhar – em vão – para a menorização da inteligência em prol da estatística, o assassinato da subjectividade, insubstituível, da literatura a favor de uma pretensa objectividade do “avaliacionismo” – A. Guerreiro dixit – nada acrescentarei. Recomendo, apenas, a leitura do artigo citado.
Aproveitando o título do artigo de A. Guerreio, diria, como na epígrafe, que a “comédia de rigor” se revela, mesmo à distância, mais trágica e sinistra do que parece.
O docente, “vilipendiado” e amputado, administrativamente, da sua liberdade de pensamento próprio não conseguirá, em consciência, atingir o seu objectivo, i.e., contribuir para o desenvolvimento de um “pensamento crítico” que a escola deveria privilegiar.
O assassinato da leitura e da literatura, a pretexto da objectividade, elimina o desenvolvimento da escrita, substituindo-as por uma memorização de “chavões” metalinguísticas que perturbam pela sua “incoerência, o desajuste e a inapropriação”.
Assim, o país empobrece, de uma forma silenciosa, e a Europa vai formando uma geração de acéfalos para o cumprimento de desígnios ainda pouco definidos. O trágico do artigo de A. Guerreiro não se poderá confundir com o sentido último da Tragédia Clássica. A Tragédia grega, como a literatura, alimentavam-se da nobreza de espírito, do pensamento próprio e do ensinamento. Pelo contrário, uma má tragédia e uma péssima encenação não contribuirão para a elevação do público.

Felizmente “posta em sossego”, consegui ser “promovida a restauradora Olex” com extremo orgulho, proveito e gosto.

Post de HMJ

2 comentários: