terça-feira, 31 de julho de 2012

Da janela do aposento 14: Lições da História



A imagem acima reproduzida foi retirada de um artigo esclarecedor sobre o dia 31 de Julho de 1932, publicado, hoje, no jornal DIE ZEIT. Nesse dia, precisamente há 80 anos, os alemães votaram, maioritariamente, o NSDAP, ou seja, o partido de Hitler. Como esclarece o artigo, o povo alemão não votou na democracia, dando 37,3% dos votos ao NSDAP e 21,6% ao SPD, entre outros. Em algumas localidades, como Rotenburgo, a direita sanguinária alcançou 75,7% dos votos.
A imagem em epígrafe representa a corrida dos alemães aos depósitos bancários, em Julho de 1931, e faz recordar episódio recentes. 
Nos comentários ao artigo do DIE ZEIT houve quem se lembrasse das medidas draconianas de reparação, estabelecidas pelo Tratado de Versalhes, em virtude da responsabilidade alemã no eclodir da 1ª Guerra Mundial. Embora com as devidas diferenças, as imagens e as circunstâncias sugerem semelhanças preocupantes.
Desse dia 31.7.1932, a melhor lição da História que alguns estadistas, no passado, aprenderam foi a ideia de uma Europa de paz e de democracia. 

Post de HMJ

3 comentários:

  1. Muito preocupantes. Se a Europa se desmorona, a democracia está em risco.

    ResponderEliminar
  2. Para Miss Tolstoi,obrigada pelo comentário. A ideia foi partilhar a preocupação, apostando na Europa como sinal de esperança.

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver isto muito mau. Muitos desempregados. Embora hoje os desempregados tenham alguns apoios que não havia nos anos 30.

    ResponderEliminar