quinta-feira, 12 de julho de 2012

Geleia de Limão - Do engenho e da Arte

Há algum tempo recebemos, por gentil oferta, uma quantidade de citrinos, limões e laranjas. Depois de encher o olhar com a frescura dos frutos, resolvi procurar receitas para aproveitar e prolongar a vida da dádiva, em frascos, fazendo geleia.

A receita era simples:
30 g de gelatina (que usei em pó)
1 kg de açúcar
9 laranjas (quantidade que tanto usei para as laranjas como para os limões)

Eis o engenho da feitura:
Com o sumo dos citrinos e o açúcar fiz uma calda, deixando-a apurar um pouco ao lume antes de juntar a gelatina, dissolvida em 60 g de água. Depois de juntar a gelatina à calda, fui mexendo até obter uma calda em "ponto de pérola", deitando, no final, as raspas da casca de vários limões (ou laranjas) para embelezar a geleia. A receita simples acolheu a aprovação, após degustação, de amantes de culinária e nasceram frascos, no PROSIMETRON, como os representados abaixo.


Para além de ter passado o engenho da receita, estava longe de imaginar que uma simples habilidade culinária se transformasse em Arte verdadeira que, de facto, não domino.
Ei-la ! E com o consentimento do artista, aqui vai o fruto de uma história, não de "perdizes", mas de citrinos.



Post de HJM, dedicado a A. de A.M.

2 comentários:

  1. Duplamente doutorada, pois claro! Ao menos em matérias que domina e com provas públicas (em ambos os casos) dadas. :)

    ResponderEliminar