sábado, 28 de julho de 2012

Entre Cila e Caríbdes


Entre o dossiê bem interessante do "Obs." desta semana, sobre a felicidade, e uma das crónicas mais pessimistas, que li até hoje, de Pacheco Pereira, no jornal Público, de sábado, o meu pensar balança...
É evidente que há, nos dois temas, uma diferença de tomo: é de dois países diferentes que se fala e escreve - França e Portugal. Mas se virmos um terceiro, como a Inglaterra, com as manifestações pela abertura dos Olímpicos, poderemos observar aquela sociedade sempre em festa, com multímodas boas almas populares gritando descontroladamente e regurgitando de "felicidade"... E já vão três mundos!
Tudo será uma questão de perspectiva, de cultura, de capacidade racional, maior ou menor. Pacheco Pereira diz-nos, em resumo, que, depois da silly season, lá para Setembro/Outubro, acordaremos todos (nós, portugueses) encostados à parede, constatando que não há futuro. O "Obs.", por entre Epicuro, Séneca, Leibniz, Bataille...tenta encontrá-lo. E, com ele, a felicidade. Não é coisa pouca, e, muito menos, fácil.
Porque, aqui pela terrinha, a questão para muita gente, na maior parte dos casos, é: como sobreviver com alguma dignidade ainda? Ou à boleia de Nietzshe ("Obs." dixit): "Há uma grande insónia, de ruminação, de sentido histórico que alimenta o ser humano e acaba por o aniquilar."

Sem comentários:

Enviar um comentário