Samuel Dashiell Hammett é um dos escritores de culto da melhor literatura policial. Comparável, pela qualidade literária dos seus textos, a Raymond Chandler, também americano, e ao belga Georges Simenon. Activista político, notável, foi incluído na lista negra do maccarthismo, nos anos 50. A sua obra policial é pequena, mas de boa qualidade, com o seu detective singular Sam(uel) Spade que no cinema foi desempenhado por Humphrey Bogart, no filme "O Falcão de Malta" (1941), realizado por John Huston, sob argumento baseado no livro de Hammett, "The Maltese Falcon"(1930). Quatro dos seus 5 principais romances policiais estão traduzidos na "Colecção Vampiro": "O Falcão de Malta", nº34, "A Chave de Vidro" (The Glass Key) é o nº47, "Estranha Maldição" (The Dain Course, de 1929) é o nº64, na Vampiro e, finalmente, o nº152, "O Homem Sombra" (The Thin Man, de 1934), na mesma colecção.
Dashiell Hammett morreu, há precisamente 50 anos, em 10 de Janeiro de 1961.
Sou fã. E estas capas são belíssimas.
ResponderEliminarEu, também, MR. As 3 primeiras capas são de Cândido Costa Pinto. A última, de "O Homem Sombra", é de Lima de Freitas.
ResponderEliminarNão estava a ver de quem era a última. Já não me lembrava do nome do sucessor do CCP na Livros do Brasil.
ResponderEliminar