sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bibliofilia 39 : Vergiliana



Parece que a crise não atingiu (ainda?), de forma muito significativa, os preços de livros menos frequentes e/ou raros, pelos valores (altos) alcançados, recentemente, em leilões. Ou até nos preços que tenho observado, nos alfarrabistas e boletins bibliográficos, em circulação. E isto também se aplica a autores recentes ou do séc. XX. Que os primeiros livros de Herberto Helder e Luiz Pacheco, nas suas edições originais, eram caros, já eu sabia. Que Ruy Cinatti, nas suas últimas edições, feitas em vida do poeta, policopiadas e frágeis, também era do meu conhecimento que eram muito disputadas. Mas que as edições originais dos primeiros livros de Vergílio Ferreira (1916-1996) eram caras, foi novidade para mim.
Pois, num boletim da Livraria Luís Burnay (nº 45), do ano que passou, aqui vão alguns preços de parte das primeiras edições de Vergílio Ferreira:
- Lote 164: Aparição, Portugália, 1959 - 130,00 euros;
- Lote 166: Mudança, Portugália, 1949 - 220,00 euros;
- Lote 167: O Caminho fica longe, Inquérito, 1943 - 320,00 euros;
- Lote 168: Onde tudo foi morrendo, Coimbra Editora, 1944 - 350,00.
Destas primeiras edições, tenho Aparição, encadernado mas, infelizmente, sem a capa da brochura, com desenho bem executado por António Charrua. Na minha posse, também, mas brochado e íntegro, Onde tudo foi morrendo, com capa um pouco manuseada e gasta, ilustrada por Regina Kaprzykowski, de origem polaca, e mulher de Vergílio Ferreira.
Este último livro custou-me, em Coimbra, e no início dos anos 60 do século passado, Esc. 25$00.

2 comentários:

  1. O caminho fica longe e Onde tudo foi morrendo não são os dois livros renegados de Vergílio Ferreira? Penso que nunca foram reeditados.

    ResponderEliminar
  2. É bem possível, MR, mas não tenho a certeza. Há ainda o "Vagão J", no boletim bibliográfico referido, ao preço de 100,00 euros.Que também tenho, mas com falta da capa e das pgs.9 e 10. Todos, retintamente, neo-realistas. Mas o boletim também refere que "O caminho fica longe" terá sido apreendido pela censura. Sobre o "Onde tudo foi morrendo", diz apenas:"Procuradíssimo".

    ResponderEliminar