segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Percursos Literários : Londres e Peter Pan





Por feliz acaso adquiri, há uns tempos, o livro cuja imagem encima este poste, e que faz referência aos locais do Reino Unido por onde andaram e viveram artistas e escritores britânicos.
Por outro lado, a minha zona londrina de referência, e onde sempre me hospedei, fica num perímetro que vai de Notting Hill a Bayswater Road e Queensway. Por razões objectivas e pragmáticas: melhor conhecimento dessa área, transportes, proximidade do Hyde Park. Mas também porque nunca costumo perder a oportunidade de ir ao mercado de Portobello Road, aos sábados de manhã, nem à exposição-venda de artistas amadores, na Bayswater Road, na manhã dos domingos. Mas da leitura do livro "The Oxford Literary Guide to the British Isles" (1980) fiquei também a saber que, no nº 100 de Bayswater Road, foram escritas muitas das páginas da peça teatral "Peter Pan and Wendy", por Sir James Berrie, que lá viveu entre 1902 e 1909.
E que veio a dar origem, mais tarde, ao livro homónimo.

3 comentários:

  1. Adoro este tipo de livros. Referente aos ingleses, tenho um do estilo sobre Londres.

    ResponderEliminar
  2. Este é, pelo menos, muito útil e interessante.

    ResponderEliminar
  3. Imagino. O de Londres já me foi útil, levou-me a uns passeios fora do turismo 'oficial' e dentro dos meus interesses.

    ResponderEliminar