As Eleições Presidenciais de 1976 foram as primeiras, democraticamente livres, realizadas em Portugal, desde há muito. No próximo dia 23 de Janeiro de 2011 realizar-se-ão as oitavas Eleições Presidenciais livres post-25 de Abril. Até lá iremos publicar umas folhas de propaganda originárias da campanha presidencial do candidato Almirante Pinheiro de Azevedo, que foi o 3º mais votado (14,37%). São muito pitorescas e, todas elas, foram executadas por Vitor Péon (1923-1991), grande desenhador de BD, e não só. Colaborou intensamente, por exemplo, no "Mundo de Aventuras". Para quem não se lembre, recordo que o vencedor das Eleições Presidenciais de 1976 foi o General Ramalho Eanes, que teve uma votação surpreendente de 61,59% dos eleitores, no conjunto dos 4 candidatos. Estas eleições tiveram lugar em 27 de Junho de 1976.
P.S.: para MR que, há algum tempo, falou destas folhas de propaganda.
Justamente lembrado o nome do Vitor Peon.
ResponderEliminarCuriosamente, deviam ser coisas de miúdo, eu achava muita graça ao Alm.Pinheiro de Azevedo, designadamente pelas liberdades de linguagem...
Estou em sintonia com as 2 suas afirmações,LB.
ResponderEliminarAs folhas de propaganda eram o máximo. E havia umas bandas-desenhadas com o Pinheiro de Azevedo trasvertido de Obélix, com o nome de Tomatix, ou algo no género.
ResponderEliminarO Vítor Péon era um desenhador extraordinário.
Obrigada!
Vão aparecer, vão aparecer...
ResponderEliminarAh! Vai ser um delírio. :)
ResponderEliminar