segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cromos 10 : Artistas de Cinema



Mais uma colecção de cromos da Fábrica Universal de António E. Brito (Lisboa), desta vez dedicada a Artistas de Cinema. Os cromos, muito artesanais e de reprodução cromática bastante deficiente, eram no total, 156, e vinham a embrulhar caramelos que se vendiam a 1 tostão, i. e., 10 centavos. Com Esc. 1$oo, compravam-se 10 caramelos/cromos, e era uma alegria. A minha caderneta não está completa, faltam-lhe 20 cromos. Entre outros: Bette Davis, Charles Laughton, Jane Russel, John Waine e Lawrence Olivier, dos mais conhecidos, na altura. Na capa, na parte superior, pode ver-se, do lado direito, Victor Mature, e do lado esquerdo, Virginia Mayo. Na parte de baixo, do lado esquerdo, vestido de árabe, julgo que é Lawrence Olivier. A colecção creio ser do início dos anos 50 do século passado.

10 comentários:

  1. Mas que colecção de cadernetas de cromos!...
    Se não é o Lawrence Olivier...

    ResponderEliminar
  2. Ora, para os preocupados com a arrumação, preservação e conservação, confesso que este baú tem inúmeras gavetas. A fortuna pode ser grande, as casas, infelizmente, são mais pequenas.

    ResponderEliminar
  3. E a procissão, MR, ainda vai no adro...

    ResponderEliminar
  4. Não possuo infelizmente esta colecção (nem um só cromo para amostra), mas aposto que o sujeito da capa, no canto inferior esquerdo, não é o Lawrence Olivier mas o Jeff Chandler. Só me lembro de ter visto o Olivier vestido de árabe uma única vez, num filme (creio que era o "Karthum", contracenando com Charlton Heston) em que fazia o papel do Madhi.
    Parabéns pelo blogue.
    JM

    ResponderEliminar
  5. Obrigado.
    Embora não possa confirmar, nem desmentir, é uma possibilidade ser, realmente, Jeff Chandler.

    ResponderEliminar
  6. Com que então a fazer publicidade grátis!?...

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma destas coleções de cromos surpresa completa e é uma delícia relembrar os filmes que protagonizaram e um pouco das suas carreiras. Actores venerados e bons filmes da época de Hollywood Dourada.

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma destas coleções de cromos surpresa completa e é uma delícia relembrar os filmes que protagonizaram e um pouco das suas carreiras. Actores venerados e bons filmes da época de Hollywood Dourada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo. O Arpose tem ainda imagens de uma outra colecçã de cromos de artistas de cinema.

      Eliminar