quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Christina Rossetti (1830-1894)


Canção

Quando eu morrer, meu bem amado,
Não cantes canções tristes para mim;
Não plantes rosas na minha cabeceira,
Nem ciprestes sombrios:
Sê tu a verde relva sobre mim
Com breves aguaceiros, pequenas gotas húmidas.
E se quiseres, lembra-te,
E se quiseres, esquece.

Eu não verei as sombras,
Nem sentirei a chuva;
Não poderei ouvir o rouxinol
Continuar, dorido, a cantar:
E, sonhando pelo crepúsculo
Que não desaparece, nem levanta,
Talvez, por acaso, me recorde,
Talvez me possa esquecer.

Christina Rossetti, 1848/1862.

7 comentários:

  1. «Sê tu a verde relva sobre mim / [...]. / E se quiseres, lembra-te, / E se quiseres, esquece.»
    Muito lindo.

    ResponderEliminar
  2. É, realmente, um belíssimo poema, MR, para o meu gosto, também.

    ResponderEliminar
  3. Nas duas traduções (a do meu livro e esta) a diferença talvez um pouco mais significativa está no 5º verso da 1ª estrofe e no 4º verso da 2ª.
    É sempre um poema muito belo!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. As diferenças nas traduções são quase sempre de pormenor, embora, por vezes, façam toda a diferença.

    ResponderEliminar
  5. Sabe que acabei de comprar o livro, mais precisamente dia 27 de Abril, e por este meu comentário, deduzo que já o tenho...não o vejo na estante da poesia, não faço ideia por onde andará...

    Não é a primeira vez que compro livros repetidos :(

    O APS tem uma excelente memória!

    ResponderEliminar
  6. Afinal já desvendei o mistério, porque fiquei intrigada de não me recordar de ter o livro, uma vez que não tenho mais nenhum título dela. Tenho uma antologia de Pré- Rafaelitas e é a esse livro que me refiro, quando aqui falo (comentário de 12-09-13). Também já publiquei o poema no meu blogue em 11-09-13 e foi daí que surgiu a nossa primeira conversa. Não me lembrava de já o ter publicado. A tradução é diferente de um livro para o outro. são de editoras diferentes.

    Desejo-lhe um bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Memória, já tive, já tive..., até aos 30/40 anos, depois comecei a ver filmes repetidos, a comprar, também, livros que já tinha... Em relação a citações e poemas é que ela ainda se mantém muito razoável - confesso!
      Um bom fim-de-semana, também, Isabel!

      Eliminar