terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Goya visto por Juan Ramón Jimenez






Não sou um admirador incondicional de "el Sordo", mas sou um indefectível leitor de Juan Ramón Jimenez (1881-1958). Dito isto, acho que vale a pena compartilhar algumas notas do Poeta sobre Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828). Em tradução livre que fiz, aqui vão:


"Para além de ser um dos três grandes pintores espanhóis, Goya é o primeiro inglês. Passou, de raspão, pela pintura inglesa e recebeu de maneira surpreendentemente espanhola o que devia ficar. Diz-se que a pintura de Goya é delgada. (...) A retórica do Renascimento. Perfeição. A outra margem: os primitivos. (...) Sabe da perfeição, mas desdenha-a. Goya, o democrata. A sua ternura pelo aristocrático é como a de um homem do povo pelo rei: compaixão e ternura pelo que é débil. Perdão cheio de harmonia e ternura. Pinta sorrindo sempre: de amor, de ironia ou de pena."

7 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar. Efectivamente, a apreciação é original e certeira: «Sabe da perfeição, mas desdenha-a». Fez-me pensar em Turner...

    E que extraordinário auto-retrato do Goya! Só agora reparei no olhar desiquilibrado, porque os olhos não são simétricos, são até muito diferentes...

    ResponderEliminar
  2. Caro "c.a.": é possivel que Goya tenha tido o que hoje se chama doença de "Méniére" e que lhe afectou a vista,o equilíbrio e provocou a surdez a partir de 1972.
    As citações de JRJ vem de 3 pequenos textos sobre o pintor,inseridos em "Espanõles de tres mundos"- Alianza Editorial,1987.
    Grato pela sua visita.

    ResponderEliminar
  3. Por lapso, indiquei "1972" onde deveria ter posto: 1792.

    ResponderEliminar
  4. Juro que não fazia ideia que o Goya teve problemas de saúde. Foi mesmo o desenho que me fez reparar nessa particularidade.
    A quantidade de coisas que eu não sei e vou aprendendo, já viu? Grato estou eu, pela sua afectuosa paciência.

    ResponderEliminar
  5. Sou uma fã quase incondicional de Goya. E este auto-retrato é belíssimo.

    Quem são os outros dois pintores espanhóis? Velásquez e...? Para mim seria Picasso.

    ResponderEliminar
  6. Cara MR:
    fez uma pergunta levada da breca...
    O Velásquez, de certeza. Mas o terceiro? Dali eliminei, logo. Tive que voltar ao "livrinho" da Alianza. E a sua intuição feminina,e conhecimento,acertaram em cheio: Picasso. Em jeito de bónus, aqui vai um bocadinho, logo ao princípio: "Se destacó en mí, en un sueño. No sé qué me pasaba con él que, saboreando infinitamente su esquisita y áljida pintura -dibujo, color y humor-, fue necesario que un libre determinismo del espiritu suelto en cuerpo caído, lo elevara al puesto primero. ..."

    ResponderEliminar
  7. Como Juan Ramón Jimenez morreu em 1958, não tinha a certeza se seria Picasso, embora este já tivesse realizado as suas principais obras, parece-me.
    Obrigada!

    ResponderEliminar